Os legados inspiradores de Aristides, Pintasilgo, Bruto da Costa e Manuela Silva são tema das Conferências de Maio do Centro de Reflexão Cristã.
As Conferências de Maio de 2023 sinalizam o percurso de quatro cristãos que, motivados pela sua fé e pela sua relação com Jesus Cristo e com o Deus de Jesus Cristo, foram cada um(a) do seu jeito e nas suas circunstâncias, profetas, tornando presente dimensões fundamentais do Evangelho, e cujo legado pode ser muito inspirador para as jovens gerações que se interrogam sobre o que é ser cristão hoje.
Aristides de Sousa Mendes: perante o drama dos refugiados que fugiam à frente dos exércitos de Hitler, entre deixar esses homens mulheres e crianças à sua sorte como o recomendaria a sua carreira e a salvaguarda do bem-estar da sua numerosa família, preferiu obedecer a Deus do que aos homens e procurou salvar todos os que encontrou no seu caminho.
Maria de Lourdes Pintasilgo: consciente da necessidade de capacitação das mulheres na sociedade, incluindo no que se refere à participação política, foi até agora a única mulher que foi primeira-ministra de Portugal. Cultivou uma cumplicidade refletida sobre os novos movimentos feministas. Fê-lo a partir de uma vivência cristã partilhada em comunidade, no GRAAL, que alimentou a esperança de reinventar a Igreja. Na vida social e política refletiu e pôs em prática uma ética de cuidado.
Alfredo Bruto da Costa: grande pensador, guiado pelos valores da doutrina social da Igreja, como o bem comum, a destinação universal dos bens, a função social da propriedade, não se ficou pela afirmação de grandes princípios, trabalhou em concreto por incluir os excluídos e pelo combate à pobreza, não hesitando em assumir responsabilidades políticas para ser mais eficaz na concretização dos valores que o mobilizavam.
Manuela Silva: deixou trabalhos inspiradores sobre o desenvolvimento e a importância da satisfação das necessidades básicas, a igualdade salarial entre homens e mulheres, o combate à pobreza. Toda a sua ação nascia de uma profunda fé cristã, tendo estado na origem da criação de várias associações como o CRC-Centro de Reflexão Cristã, a Fundação Betânia, a Rede Cuidar da Casa Comum e tendo publicado livros de meditação cristã de profunda espiritualidade.
A primeira versão do presente texto tinha nove ocorrências de palavras como o verbo inspirar ou o adjetivo inspirador. Naturalmente, por razões de estilo, retirámo-las, mas ao mesmo tempo essa abundância (que não é excesso) representa a herança ética, cívica e cristã destas quatro pessoas.
Quando se aproxima a realização da Jornada Mundial da Juventude 2023, o CRC-Centro de Reflexão Cristã partilha quatro legados, como um contributo para os jovens que pretendam construir a sua identidade cristã numa leitura dos sinais dos tempos.
PROGRAMA:
Fé cristã, profecia e cidadania: quatro legados para o século XXI
Aristides de Sousa Mendes
2 maio, terça-feira
António Moncada Sousa Mendes (neto de Aristides de Sousa Mendes) Cláudia Ninhos (historiadora e investigadora)
Filipe Rodrigues, OP (frade dominicano)*
Maria de Lourdes Pintasilgo
11 maio, quinta-feira
Guilherme d’Oliveira Martins (administrador da Fundação Gulbenkian)
Marília Rosado Carrilho (investigadora, autora de livro sobre M. Lourdes Pintasilgo)*
Teresa Fragoso (especialista em igualdade de género e políticas públicas)
Alfredo Bruto da Costa
17 maio, quarta-feira
Carlos Farinha Rodrigues (economista, professor universitário)
Margarida Bruto da Costa (filha de Alfredo Bruto da Costa, psicóloga)
Pedro Silva Rei (investigador)
Manuela Silva
24 maio, quarta-feira
Fernando Gomes da Silva (sócio fundador do CRC)
Maria Luísa Ribeiro Ferreira (professora catedrática de Filosofia)
Rita Veiga (comissão de coordenação da Rede Cuidar da Casa Comum)
Todas as conferências são às 18h30
Centro Nacional de Cultura – Galeria Fernando Pessoa
Morada: Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa
(porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)
Mapa de localização | GPS: 38.709292,-9.14199
Entrada livre
* Para conhecimento:
Homilia de Frei Filipe sobre Aristides
Livro de Marília Rosado Carrilho resultante da sua tese de doutoramento