Notícias

Abertas as nomeações para o Programa “Os 7 Mais Ameaçados” 2025

O prazo para submissão da nomeação ao Programa “Os 7 Mais Ameaçados” 2025 foi prolongado até dia 30 de setembro de 2024!

Em toda a Europa, o património cultural enfrenta ameaças crescentes: catástrofes naturais e provocadas pelo homem, impactos das alterações climáticas, conflitos, negligência, desenvolvimento inadequado ou falta de fundos.

Se conhece património importante na Europa que esteja em perigo, candidate-o ao programa Os 7 Mais Ameaçados 2025 e junte-se a nós nos nossos esforços para salvar o património. São elegíveis casos de património material e imaterial, independentemente de serem de propriedade pública ou privada.

As alterações climáticas representam uma das maiores ameaças ao património cultural material e imaterial da Europa e do mundo. A edição de 2025 do Programa “Os 7 Mais Ameaçados” convida à apresentação de candidaturas de património ameaçado pelos riscos atuais ou previsíveis das alterações climáticas. São bem-vindas as nomeações de património ameaçado por eventos de início lento (subida do nível do mar, alteração da sazonalidade) e por eventos de início rápido (incêndios florestais, inundações extremas).

Além disso, reconhecendo as crises significativas que prevalecem no nosso continente, incluindo conflitos, ambientes pós-conflito e catástrofes naturais, encorajamos vivamente as candidaturas de indivíduos e organizações que vivem nestas áreas afetadas.

Considerando a obrigação de a Europa defender os seus valores fundamentais – dignidade humana, liberdade, democracia, igualdade, Estado de direito, participação dos cidadãos e outros direitos humanos, particularmente no atual clima político na União Europeia e nos seus países vizinhos, aceitamos também candidaturas de sítios patrimoniais que tenham sido negativamente afetados por qualquer forma de violação destes valores. Podem estar em causa casos em que as comunidades ou os cidadãos interessados não foram suficientemente consultados antes da decisão de implementar um projeto com impacto negativo num sítio patrimonial e/ou no seu ambiente mais vasto; negligência, dano ou destruição de património relacionado com minorias; casos de perda ou erosão de património material e/ou imaterial devido a migração forçada, pobreza e/ou marginalização.

Lançado em 2013, o Programa “Os 7 Mais Ameaçados” é uma campanha da sociedade civil para salvar o património europeu em perigo. Na maioria dos casos, estar na lista dos 7 mais ameaçados serve como um catalisador para mudanças positivas e como um incentivo para a mobilização dos apoios necessários, públicos ou privados. Além disso, os 7 sítios selecionados são elegíveis para um subsídio do Banco Europeu de Investimento, de até 10.000 euros por local, para iniciar a implementação de ações, estudos ou medidas de assistência para o sítio ameaçado. Conheça aqui os 63 monumentos e sítios ameaçados em 31 países europeus selecionados desde 2013.

Após o Convento de Jesus em Setúbal ter feito parte, em 2013, da lista da primeira edição dos “7 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa”, Portugal integrou também a segunda edição do programa com os Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.

A Europa Nostra, a principal rede europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, gere o programa em parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento. Conta também com o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia, no âmbito do projeto em rede da Europa Nostra, European Cultural Heritage Agora.

Quem pode nomear?

• Representações de países da Europa Nostra, Organizações Membros e Associadas (veja aqui a lista completa)

• Organismos públicos e privados ativos no domínio do património, localizados em países onde Europa Nostra ainda não se encontra representada

• Membros da Aliança Europeia do Património

• Parceiros do Hub Europeu do Património

• Membros individuais da Europa Nostra

Submeta a sua nomeação online até 30 de setembro de 2024!
Saiba mais em https://7mostendangered.eu

Subscreva a nossa newsletter