JORNAL FALADO
A Universidade em Debate foi o tema da última edição do Jornal Falado, organizado pela Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas, com o apoio do Centro Nacional de Cultura, que decorreu no passado 29 de Fevereiro na Galeria Fernando Pessoa.
Contou com a participação do Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. António Nóvoa, da Reitora da Universidade de Aveiro, Profª Helena Nazaré, do Prof. Alberto Amaral, Director do Centro de Investigação sobre Políticas do Ensino Superior e do Dr. José Medeiros Ferreira, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova, neste enconcontro foram debatidos os problemas decorrentes do processo de transformação do modo de governação da Universidade.
Está em curso um processo de transformação do modo de governação da Universidade portuguesa com fortes implicações para a realização dos seus objectivos e a sua articulação com a sociedade.
Por detrás de um debate aparentemente técnico e funcional estão escolhas de ordem político-social fundamentais relativas à autonomia e liberdade de ensino e de investigação, ao ensino superior como serviço público ou moldado por exigências do mercado e inclusive às formas de relacionamento e parcerias com entidades da sociedade civil (empresas, associações, sindicatos) etc.
Mantém-se, no entanto, uma grande carência de informação e debate fora da Universidade sobre esta matéria de vital importância para o futuro da comunidade nacional. A discussão sobre a reforma da universidade não deve por isso ficar limitada aos círculos académicos tradicionais.
São, aliás, crescentes as expectativas sociais em relação ao papel da universidade na resolução dos problemas da comunidade em que se inserem: para além de produzirem saber e de o transmitirem, delas se espera que formem pessoal qualificado para os requisitos de uma sociedade do conhecimento, que cooperem com o sector privado na inovação tecnológica, que colaborem com as autoridades na realização de estudos de suporte a políticas e decisões, que formem novos públicos, que promovam a cultura científica dos cidadãos.
A governação universitária deve, pois, ser pensada para lá das paredes da instituição universitária e do ministério competente. A sociedade civil tem não só o direito a ser informada adequadamente mas também pode contribuir pela sua própria iniciativa para o debate em curso.
Neste contexto, a Federação Portuguesa das Associações e Sociedades Científicas – FEPASC, com o Apoio o Centro Nacional de Cultura – CNC, entendeu oportuno organizar uma sessão de reflexão e debate, aberta ao público, sobre esta matéria da maior actualidade cujo programa aqui apresentamos.
PROGRAMA
18H00 – 18H15
Palavras de abertura: Presidente do CNC, Guilherme d’ Oliveira Martins e Presidente da FEPASC, Mário Ruivo.
18H15 – 19H15
A Universidade em Debate
– Moderador: Maria Eduarda Gonçalves
– Alberto Amaral, Director do Centro de Investigação sobre Políticas do Ensino Superior (CIPES), Universidade do Porto
– Helena Nazaré, Reitora da Universidade de Aveiro
– António Nóvoa, Reitor da Universidade de Lisboa
– José Medeiros Ferreira, Professor da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.
19H15 – 20H15
Debate