Patrícia Portela lança livro no CNC
Dia 2 de Outubro pelas 18.30
“Odília ou a história das musas confusas no cérebro de patrícia portela”, editado pela Caminho, é o título da obra que a ex-bolseira do CNC nas áreas de Teatro e Literatura, lançará no próximo dia 2 de Outubro pelas 18.30 na Galeria Fernando Pessoa do CNC.
A autora cresceu em Lisboa, Macau, Utrecht e Helsínquia. Actualmente vive entre Paço de Arcos e Antuérpia, onde trabalha em teatro, dança e cinema, como ela própria afirma,”quase sempre nos bastidores.”
Já publicou as obras “Operação Cardume Rosa” e “Se não bigo não digo”, em 1988 e 1989, respectivamente, pela Editora Fenda. Na área do espectáculo obteve já diversas distinções, nomeadamente: Menção honrosa da Bolsa Ernesto Sousa para multimédia, Prémio Reposição Teatro na Década e Menção Honrosa do Prémio Acarte/Madalena Azeredo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian, para o projecto «Wasteband» (2003); Prémio Acarte/Madalena Azeredo Perdigão para espectáculo «Flatland I» (2004); Menção especial do Prémio da Crítica pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (2006) para a dramaturgia de «Trilogia Flatland».
Entre os prémios que lhe foram atribuídos na década de 90, conta-se o de Banda Desenhada “Navegadores Portugueses” em parceria com Pedro Murteira com o texto «Império da baunilha» (1994), atribuído pelo CNC.