“À DESCOBERTA DE DALI”
31 de Outubro a 4 de Novembro
Breve descrição dos locais que vamos visitar:
Madrid
Madrid, capital de Espanha é uma cidade cosmopolita. A sua posição como centro económico, financeiro, administrativo e serviços, combinam a mais moderna infraestrutura com a importante herança artistica e cultural, um legado centenário fascinante pela sua história. Madrid está estrategicamente localizada no centro da Peninsula Ibérica, 646 metros acima do mar. A sua cidade antiga é um exemplo entre as maiores cidades europeias, e combina com harmonia com as infraestruturas modernas.
Academia Real de San Fernando
A Real Academia de Belas-Artes de São Fernando é uma das maiores fundações de apoio às artes, essencialmente, à pintura e à escultura, e de mecenato cultural espanholas. Integra uma das mais conhecidas escolas de arte da Europa, onde já estudaram grandes artistas como Esteban Murillo, José de Madrazo y Agudo ou Mateo Inurria, por exemplo. Embora projectada no reinado de Felipe IV, somente no reinado de Felipe V começou a ser construida, tendo sido o próprio rei e o Marquês de Villarías assentarem exuberantemente as primeiras pedras. Em 1773, sendo já o edifício insuficiente para o número de alunos, o rei exigiu a trasladação da academia para o Palácio de Goyeneche, onde reside atá aos dias de hoje. Actualmente, a Academia alberga também um museu, onde constam obras de Pedro de Mena, Benjamín Palencia, Albrecht Dürer, Juan Gris, Pablo Picasso, Peter Paul Rubens, Anton Raphael Mengs, van Loo, José de Madrazo y Agudo, Federico de Madrazo y Kuntz, Raimundo de Madrazo y Garreta, Vicente López Portaña, Francisco de Zurbarán, José de Ribera, Francisco Goya, Pablo Gargallo ou António de Pereda, por exemplo.
Centro Rainha Sofia
O Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofia é um dos mais importantes museus de arte moderna espanhóis. Coloquialmente denominado por Centro de Arte Moderna Reina Sofia, foi inaugurado oficialmente a 10 de Setembro de 1992 e, o seu nome presta homenagem à rainha Sofia de Espanha. O edifício principal constituia um austero e antigo hospital setecentista, projectado primeiramente por José de Hermosilla e, posteriormente, pelo arquitecto Francesco Sabatini. Somente em 1980, se realizam novas extensões e grandes renovações e, em 1988, oito anos mais tarde, parte do museu foi aberta ao público. Este ano foi de grande importância para o museu, pois foi decretado museu nacional. Em Dezembro de 2001, o museu iniciou a sua última remodelação e grande amplificação, conduzida pelo francês Jean Nouvel. A nova área foi inaugurada a 26 de Setembro de 2005. As obras de maior destaque no museu são, sem dúvida, Guernica e Mãe com menino morto, dois dois dos mais conhecidos quadros do espanhol Pablo Picasso, Forma, uma excepcional escultura de Mateo Inurria, Sem Título, uma bonita obra surrealista concebida por Eusebio Sampere Juan, Espírito dos pássaros, uma enigmática e contraditória escultura de Eduardo Chillida, O Grande Masturabador, uma das melhores pinturas de Salvador Dalí, e Dançarina Espanhola e Caracol, mulher, flor e toalha, duas conhecidas obras do surrealista Juan Miró.
Figueres
Figueres está localizada a nordeste da Catalunha. Com 35.000 habitantes, é a maior das cidades que faz fronteira com a França e é um pólo importante nas telecomunicações o que faz com que seja uma das principais entradas para viajantes e turistas que entram e saem de Espanha. Figueres é a capital de Alt Empordà e actua como centro economico-comercial, social e cultural da região. A vocação turística desta região faz com que Figueres seja o centro ‘nervoso’ da Costa Brava, uma das mais importantes zonas turísticas da Catalunha.
TEATRO MUSEO DALÍ
Inaugurado em 1974, este museu foi contruido sobre o antigo Teatro de Figueres, e contem um espólio unico que cobre a carreira artística do salvador Dalí (1904-1989), desde a sua jovem experiencia artísticafrom até às suas criações na esfera do surrealismo até aos trabalhos datados dos ultimos anos da sua vida. Alguns dos trabalhos que estão expostos e que mais se destacam são: Port Alguer (1924), The Spectrum of Sex Appeal (1932), Soft Self-Portrait with Fried Bacon (1941), Poetry from America, the Cosmic Athletes (1943), Galariana (1944-45), The Bread Basket (1945), Atomic Leda (1949) and Galatea of the Spheres (1952).
Cadaqués
Cadaqués é uma vila da comarca de Alt Empordà, na província de Girona, Catalunha, Espanha. Encontra-se numa baia perto da península de Cap de Creus na Costa Brava no mar Mediterrâneo. Está a uma distancia de cerca de 2 1/2 horas Barcelona, o que a torna muito acessível e atraindo não só turistas mas espanhóis que têm as suas segundas casas de fim-de-semana e de verão. Em 2002, tinha uma população de 2612 habitantes.
O artista Salvador Dalí visitou na sua infancia várias vezes esta vila e mais tarde comprou a uma familia de pescadores uma casa em Port Lligat, que viaria a ser a sua, numa baia pequena perto de Cadaqués. Outros notáveis artistas, tais como Pablo Picasso, Joan Miró, Marcel Duchamp, Antoni Pitxot, Henri-François Rey, Melina Mercouri e Maurice Boitel também estiveram aqui presentes.
Portlligat
Cadaqués
Preço por pessoa em quarto duplo – EUR 2 025,00
(Mínimo de 25 partipantes efectivos)
Preço em quarto individual – EUR 2 325,00
(Mínimo de 25 participantes efectivos)
Este preço inclui:
– Passagem aérea Lisboa/Madrid e Barcelona/Lisboa em classe económica com direito a 20kg de bagagem;
– 4 noites de alojamento em hotéis de 4 estrelas (Madrid) e 3 estrelas (Figueres) com pequeno almoço;
– Refeições conforme o programa incluindo bebidas;
– Autocarro com ar condicionado;
– Bilhete de Comboio Madrid/Barcelona;
– Entrada nos museus e monumentos conforme informado no programa;
– Guias locais especializados em Dali e nos contemporâneos deste grande artista;
– Portagens;
– Serviço de acompanhamento permanente da MOMENTS IN PORTUGAL e do CNC;
– Manual de Viagem;
– Seguro de Viagem;
NOTA: O preço poderá sofrer alteração por motivos relacionados com a emissão dos bilhetes de avião (taxas de combustível, segurança e de aeroportos).
“À DESCOBERTA DE DALI”
>> programa completo