Portas, Passagens, Cidades Imaginárias
a Arqueologia como Medida do Tempo
Colóquio e Exposição
No dia 18 de Outubro pelas 10 horas terá lugar um colóquio internacional no CCB – Centro Cultural de Belém, em que se pretenderá demonstrar que a Arqueologia não é ciência do Passado, apenas para iniciados, mas ciência que, estudando o Passado, vai no Presente abrindo portas para passagens que levam a cidades imaginárias onde poderemos construir o Futuro. Serão moderadores dos debates Luís Raposo, director do MNA, e Guilherme d’Oliveira Martins.
Intervirão Nelson de Carvalho, filósofo e Presidente da Câmara Municipal de Abrantes, Raúl Hestnes Ferreira, Marco Peticca, Carlos Fabião e Xosé Carro Otero, entre outros.
Charters de Almeida, escultor com vasta obra não só em Portugal como nos E.U.A., Canadá, Bélgica, Itália e Macau, há muito que se questiona sobre esta temática que também dá nome à sua exposição que inaugurou no passado mês de Setembro no MNA – Museu Nacional de Arqueologia, Pç. do Império (Mosteiro dos Jerónimos), Lisboa, onde ficará patente até 18 de Novembro.
O núcleo das obras expostas é propriedade do Município de Abrantes e será instalado no futuro Museu Ibérico de Arqueologia e Arte, naquela cidade. A exposição e o colóquio resultam de uma parceria entre a Câmara Municipal de Abrantes, o MNA, o CNC e o CCB.
obra de Charters de Almeida