É impressionante a pertinência e a atualidade deste que é um dos autores mais surpreendentes e ricos da história do pensamento de sempre. Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) é um dos mais influentes criadores da modernidade.
Muitos dos seus contemporâneos não compreenderam, porém, a complexidade da sua força inovadora – e daí que tenha prevalecido uma certa leitura caricatural, de que o paradigma é o Dr. Pangloss no Cândido de Voltaire. No entanto, a modernidade veio a demonstrar que essa figura não se adequava ao suposto modelo.
Leibniz deu importantes contribuições para a física e para a tecnologia e antecipou noções que surgiram muito mais tarde como a teoria das probabilidades e o cálculo infinitesimal, sem esquecer os seus estudos sobre filosofia, política, direito, ética, teologia, história e filologia. Leibniz também contribuiu para o campo da biblioteconomia.
Enquanto servia como superintendente da biblioteca Wolfenbüttel na Alemanha, desenvolveu um sistema de catalogação que serviria de guia para muitas das maiores bibliotecas da Europa. As contribuições de Leibniz para esta vasta gama de assuntos foram espalhadas em várias revistas científicas, em dezenas de milhares de cartas e em manuscritos inéditos. Escreveu em várias línguas, sobretudo em latim, francês e alemão.
Leia-se Martinho de Mendonça de Pina e Proença (1693-1743), o primeiro autor português a referir-se ao pensador alemão entre nós. A sua apreciação é animada pelo espírito do tempo, no entanto será o oratoriano Teodoro de Almeida (1722-1804) a proceder a uma análise detida e informada sobre a obra de Leibniz.
Em Recreação Filosófica falou do princípio da razão suficiente e da teoria da harmonia pré-estabelecida. Importa, contudo, ter presente que, ao longo da obra, fica nítido como a harmonia para Leibniz significa “a diversidade compensada pela identidade”. Não estamos diante de uma identidade homogénea, mas de uma realidade que se desdobra infinitamente. E assim a “razão suficiente” leva-nos ao limite da cadeia de razões, já que não se trata de encontrar a razão da harmonia, mas de chegar à complexidade das motivações e dos caminhos.
Nesta compreensão, será Silvestre Pinheiro Ferreira (1769-1846) o primeiro português a tratar a obra de Leibniz de um modo aprofundado – falando de um sistema pluralista de substâncias. E Antero de Quental declarava a Jaime Batalha Reis ser a sua filosofia “uma fusão do hegelianismo com a monadologia de Leibniz” (1885), dizendo a Wilhelm Stork que “a monadologia de Leibniz, convenientemente reformada, presta-se perfeitamente à interpretação do mundo, ao mesmo tempo naturalista e espiritualista”. E acrescentava: “o espírito é que é o tipo da realidade; a natureza não é mais do que uma longínqua imitação, um vago arremedo, um símbolo obscuro e imperfeito do espírito” (1887). Assim, a monadologia anteriana era de feição pluralista, distinguindo três regiões no mundo real – matéria, vida e espírito – ordenadas hierarquicamente, tendo cada uma por base a anterior. E foi o entendimento do “espírito” que ocupou essencialmente Antero, enquanto força consciente, energia simples, autónoma e espontânea – como modo de explicar “todo o sistema de forças em que consiste a natureza, bem como o sentido da evolução, como ascensão dos seres à liberdade, como criação de uma ordem racional, como desdobramento incessante energia moral, uma ação contínua da vontade impulsionada pelo ideal, a realização final do bem”. Pode dizer-se que Antero de Quental foi, entre nós, dos que melhor compreenderam as virtualidades do pensamento de Leibniz, aplicando-o numa perspetiva dinâmica à evolução das sociedades humanas. E Leonardo Coimbra foi o nosso pensador que mais intensamente refletiu sobre a lição de Leibniz.
O que caracteriza a monadologia é o acréscimo da vida moral e a tradução da liberdade em amor – ou seja, quando uma alma se excede, crescendo em liberdade, adquire maior capacidade de harmonia e beleza. Em suma, o “labirinto imenso” de Leibniz não nos pode ser indiferente.
Agostinho de Morais