A Associação Portuguesa de Críticos de Teatro (APCT) atribuiu uma Menção Especial à Trilogia “Flatland”, de Patrícia Portela, bolseira do Centro Nacional de Cultura. O espectáculo foi desenvolvido pela criadora desde 2004, após ter recebido bolsa do CNC para desenvolver Flatland I – para cima e não para Norte que ganhou prémio ACARTE – Madalena Azeredo Perdigão, da Fundação Calouste Gulbenkian. Só em 2006 estreou em Portugal na sua totalidade inserido no alkantara festival: “Flatland I – para cima e não para Norte”, “Flatland II – ser é ser visto” e “Flatland III – baseado numa história verdadeira”.
A cerimónia da entrega dos prémios da APCT terá lugar no próximo dia 26 de Março, no Jardim de Inverno do São Luiz Teatro Municipal, às 18h30, sendo livre a entrada.
Para a Associação Portuguesa de Críticos de Teatro, “A excepcionalidade desta obra deriva de uma aguda consciência dos sentidos que se podem gerar na relação entre os materiais cénicos do espectáculo, a que se alia ainda uma brilhante capacidade de jogar com um imaginário sensível e fascinante, a partir de uma atitude crítica relativamente ao mundo contemporâneo. A construção cuidada e rigorosa deste espectáculo atesta a importância decisiva da dramaturgia como a convergência indispensável de um pensamento e um sentir, a que se juntam, neste caso, a singularidade e o talento da escrita de Portela.”