I – Violência e Terrorismo religiosos contemporâneos
1) O Ressurgimento da religião no contexto internacional: a “vingança de Deus” (Gilles Kepel) e o “ressurgimento global da religião” (Scott Thomas). Religião, identidade e modernidade; da “secularização” à “dessecularização” e ao “reencantamento” do mundo.
2) Religião e violência: a “ambivalência do sagrado” (Scott Appleby) e o “aumento global da violência religiosa” (Mark Juergensmeyer). Fundamentalismos e radicalismos religiosos; milenarismos, messianismos e apocaliptismos. Da violência religiosa em geral ao terrorismo religioso em particular. Características do terrorismo religioso.
3) Violência religiosa em das “seitas” e “cultos” (NMR); teorias da conspiração. Crimes rituais
4) Violência religiosa contemporânea no seio do Cristianismo e do Judaismo
5) Violência religiosa contemporânea no seio do Hinduismo, do Budismo e do Sikismo
6) Violência religiosa contemporânea no seio do Islão (I). Correntes radicais no Islão. O “islamismo”.
7) Violência religiosa contemporânea no Islão (II). Manifestações e tendências da jihad contemporânea. Grupos terroristas “islamitas”.
8) Violência religiosa contemporânea no seio do Islão (III): Subjectivação e socialização nos grupos terroristas “islamitas”. Os “mártires de Allah” e o terrorismo suicida no Islão.
Coordenação: José Manuel Anes
Horário: quintas-feiras; das 18h às 20h00
Duração: 9 sessões – início a 26 de Outubro
II – Iniciação à Grafologia
A análise da escrita permite ao grafólogo detectar o temperamento e o carácter à nascença (o “dado” freudiano), as reacções afectivas provocadas pela relação da criança com os pais até aos nove anos (o “vivido”) e o percurso até ao presente (o “adquirido”). São, assim, a essência da pessoa e a sua biografia que se inscrevem num simples manuscrito assinado.
A grande originalidade da grafologia provém de a escrita, além de revelação do temperamento e do carácter, ser também uma projecção afectiva, uma linguagem simbólica do inconsciente que nela se exprime tão naturalmente como nos sonhos.
A grafologia, enriquecida com a caractereologia e com as descobertas sobre o inconsciente, completada com a morfo-psicologia, será sem dúvida uma disciplina relevante na psicologia do século XXI.
Coordenação: Alberto Vaz da Silva
Horário: terças e quintas-feiras; das 18h30 às 20h00
Duração: 14 sessões – início a 24 de Outubro
REGRAS PARA MARCAÇÃO DE PASSEIOS
TABELA DE PREÇOS – PASSEIOS E CURSOS
>> clique aqui
Informações e inscrições:
Tel: 213 466 722 | Fax: 213 428 250
E-mail: alexandra.prista@cnc.pt