ENCONTRO DE POETAS CHINESES E DE LÍNGUA PORTUGUESA
EM MACAU
“Sob a égide de Luís de Camões – Poeta Universal”
Vai ter lugar em Macau, na segunda semana de Outubro próximo, um Encontro de Poetas Chineses e Poetas de Língua Portuguesa.
Promovido pela Fundação Jorge Álvares e pelo Centro Nacional de Cultura, em Portugal, e pelo Instituto Internacional de Macau e pela Associação Internacional de Poetas da China, este Encontro, que conta com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, vai reunir cerca de duas dezenas de poetas.
Iniciativa de grande significado e importância no quadro das relações históricas e culturais entre Portugal e a República Popular da China, este 1º. Encontro segue uma iniciativa anterior da Associação Internacional de Poetas da China realizada por ocasião de uma visita a Macau, a actual Região Administrativa Especial de Macau da República Popular da China, em Junho de 2004, durante a qual prestaram, no dia 10 de Junho, uma homenagem simbólica a Luís de Camões, a qual teve lugar durante a tradicional romagem que a comunidade local e as escolas fazem à denominada Gruta de Camões no Jardim do mesmo nome. Na ocasião dois dos poetas leram poemas da sua autoria dedicados ao grande épico português, em mandarim, tendo sido o centro das atenções de todos os assistentes e da comunicação social.
O programa do Encontro incluirá sessões de apresentações temáticas e de troca de informações e experiências – influências da cultura e da arte poética chinesas nos poetas e poesia ocidentais, testemunhos de experiências individuais, etc. – sessões de apresentação de conclusões e de encerramento, sessões de convívio e de declamação de poemas, apresentação e lançamento de obras de poesia, espectáculos de música e dança, exibição de filmes e mostras fotográficas de poetas participantes.