Notícias

Abertas as nomeações para o programa “7 Mais Ameaçados”

Se tem conhecimento da existência de um importante património cultural que esteja em risco – um monumento, um sítio arqueológico, um lugar de adoração, um complexo industrial, um parque histórico, um museu ou um bem de património móvel – porque não nomeá-lo para ser incluído no Programa «7 Mais Ameaçados» de 2020?

O Programa «7 Mais Ameaçados» identifica monumentos e sítios ameaçados na Europa e mobiliza parceiros públicos e privados – a nível local, nacional e europeu – a fim de lhes poder encontrar um futuro viável. Não se trata de um programa de financiamento, o seu objetivo é servir como catalizador para a ação.

A Europa Nostra, a principal rede europeia do património, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, gere o seu programa em parceria com o Instituto do Banco Europeu de Investimento e com o apoio do Programa Europa Criativa da União Europeia.

Para nomear aquele património que entende estar em risco e precisar de uma intervenção, pode contar com o apoio de uma organização do seu país que seja membro da Europa Nostra (consulte aqui a lista dos membros em Portugal) ou, diretamente, juntando-se à rede pan-europeia de organizações membros ou associadas da Europa Nostra.

Após o Convento de Jesus em Setúbal ter feito parte, em 2013, da lista da primeira edição dos 7 monumentos e sítios mais ameaçados na Europa”, Portugal integrou em 2014 a segunda edição do programa com os Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.

Os “7 Mais Ameaçados da Europa” para 2020 serão anunciados em março de 2020.

Só com a sua ajuda poderemos salvar os nossos tesouros patrimoniais comuns.

Submeta a sua nomeação até 1 de julho de 2019 no site dos “7 Mais Ameaçados“.

Faça o download do formulário
Saiba mais em www.7mostendangered.eu

Subscreva a nossa newsletter