O Centro Nacional de Cultura, no quadro das atividades do Centro de Documentação do IEEI, organiza um debate sobre a campanha e os resultados do processo eleitoral no Brasil. A campanha mostrou um país onde a crise económica, a corrupção e o descontentamento com os partidos políticos que o governaram desde o fim da ditadura, facilitaram e emergência de um líder militar de extrema-direita que ameaça os fundamentos da democracia.
Desde 1985 que o Brasil democrático apareceu aos olhos do Portugal saído da revolução de Abril, como um parceiro indispensável, não só pelos laços culturais, mas para uma nova inserção internacional do nosso país. A adesão de Portugal à União Europeia, em 1986, reforçou a convicção do caráter estratégico das relações luso-brasileiras, nos dois lados do Atlântico.
Dois dias depois da segunda volta das eleições, importa indagar até que ponto a democracia brasileira sobreviverá aos resultados eleitorais? Qual será o papel da sociedade civil brasileira no futuro do país? Como é que o atual momento político e económico brasileiro afeta as relações com Portugal e com a UE?
PAINEL
Marcela Uchôa [Vice-Presidente da Associação dos Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra]
Francisco Seixas da Costa [Embaixador]
Guilherme d’Oliveira Martins [Centro Nacional de Cultura]
Moderador: Álvaro Vasconcelos [antigo diretor do IEEI, coordenador do livro Brasil nas Ondas do Mundo]