Os ministérios do Mar, da Cultura e da Educação criaram este galardão com o nome de Mário Ruivo, homenageando assim o biólogo e especialista em oceanografia que morreu há um ano.
O Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas, pretende que as crianças e jovens coloquem as suas ideias e formação em prática, apoiando e promovendo o desenvolvimento de projetos, que em contexto escolar, promovam o conhecimento sobre o oceano e/ou a correta interação entre as sociedades e o oceano e motivem as atuais e futuras gerações para a importância do Oceano no nosso quotidiano e no futuro da humanidade.
O objetivo deste prémio é sensibilizar as novas gerações para esta temática introduzindo processos em contexto escolar que vinquem a relevância curricular das matérias que, transversalmente, abarcam o conhecimento dos oceanos. Pretende-se que cada escola com oferta de 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário crie uma equipa, composta por alunos de diferentes anos escolares e faixas etárias diversas, liderada por um docente, que elabore um projeto, registado em filme, cujo conteúdo exprima a importância do Oceano para a vida humana, em qualquer uma das suas componentes: física, social ou cultural.
A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, presidiu ao lançamento do Prémio Mário Ruivo que decorreu no dia 31 de janeiro, nas instalações Escola Básica e Secundária Anselmo de Andrade, em Almada.