Notícias

Evocação da fundação da Casa da Comédia e da memória de Fernando Amado


 


EVOCAÇÃO DA FUNDAÇÃO DA CASA DA COMÉDIA
E DA MEMÓRIA DE FERNANDO AMADO


No próximo dia 6 de Junho, pelas 21h00, o Centro Nacional de Cultura organiza no Jardim de Inverno do Teatro Municipal de São Luíz uma Evocação da Casa da Comédia e da Memória de Fernando Amado.


Dramaturgo, director cénico, crítico de artes plásticas e de teatro, fundador de diversas companhias teatrais e professor, Fernando Amado (1899-1968) influenciou de forma decisiva e profunda o teatro português nas décadas de 1940-60.


Numa homenagem merecida a esta destacada figura do Teatro português do século XX, a evocação terá uma primeira abordagem, onde serão discutidas temáticas subordinadas ao pensamento de Fernando Amado e ao movimento teatral do século XX em geral.


Numa outra vertente, mais teatral, serão feitas leituras de excertos de algumas peças de Fernado Amado – “A Caixa de Pandora”, “O Iconoclasta”, “Caiu um Anjo” e “O Livro” – bem como a representação integral da peça “O Ladrão”.


Personalidade de vastíssima cultura, em carta datada de 8 de Dezembro de 1937, escrita por Almada Negreiros a Alberto de Serpa, pode ler-se a seu respeito “ … Fernando Amado é o nome que viu todo o Portugal, eu conheço como o mais (para não pôr único) indicado para falar sobre artes plásticas”.


Esta iniciativa integra o programa especial de Comemorações dos 60 anos CNC e conta com a participação de Augusto Sobral, Clara Joana, Fernanda Lapa, Glória de Matos, Irene Cruz, Isabel Ruth, João d’Ávila, José Luís de Matos, Manuela de Freitas, Maria do Céu Guerra, Norberto Barroca, Rita Lello, Rui Coelho, Sérgio Silva e Teresa Amado.


 


 


 


 

Subscreva a nossa newsletter