O concerto com entrada livre, conta com a participação do Coro Cantus Certus, sob a Direção do Maestro Luís Almeida.
CONCERTO DE NATAL – IN TERRA PAX HOMINIBUS
LUIS ALMEIDA, maestro
FRANCISCA GOMES FERREIRA, flautas
ESTÊVÃO GOMES FERREIRA, violoncelo
Solistas:
JOANA GOMES FERREIRA, soprano
ANA BULHOSA, contralto
JÚLIO GOMES FERREIRA, tenor
HORÁCIO TEODORO, baixo
PROGRAMA
Dona Nobis Pacem anónimo (séc. XVIII)
Entrai Pastores tradicional Portuguesa
Es nascido villancico – D. Pedro de Cristo (c.1550-1618)
No la devemos dormir villancico – anónimo (sec.XVI)
Verbum Caro Factum est villancico – anónimo (sec.XVI)
1.ª Peça instrumental
Ding Dong tradicional inglesa
Natal d’Elvas M. Sampayo Ribeiro (1898-1966)
À vinde todos à porfia tradicional de Natal
2.ª Peça instrumental
In the bleak midwinter Gustav Holst (1874-1934)
El noi de la mare Ernesto Cervera
O Menino nas palhas F. Lopes-Graça (1906-1994)
Señora del mundo anónimo (séc. XVI)
3.ª Peça instrumental
Salve puerule Marc Antoine Charpentier (1645-1704)
Missa KV 140 atribuida a W.A.Mozart
Kyrie
Sanctus
Agnus Dei
CANTUS CERTUS
coro do Tribunal de Contas
Congrega um grupo de pessoas cujo entusiasmo pela música as leva a encetar este projeto que se iniciou em outubro de 2010. Integra desde Juízes Conselheiros do Tribunal de Contas até técnicos de diversas áreas da respetiva Direcção-Geral de apoio.
Propõe-se divulgar a Música vocal e instrumental das diversas épocas ao longo das quais o próprio Tribunal de Contas vem exercendo a sua atividade desde a Idade Média até à atualidade.
LUÍS ALMEIDA
maestro
É mestrando em Direção Coral na Escola Superior de Música sob a orientação de Paulo Lourenço; tendo obtido o grau de licenciatura sob a orientação de Vasco Pearce de Azevedo. Apresentou no seu recital de mestrado o concerto “Liberdade” em consonância com uma perspetiva renovadora da prática de ensaio em coro.
Em 2002 cria o ensemble vocal Capella Mundi com o qual interpretou G. Rossini, G. Fauré, Paul Hindemith, Charles Ives, Richard Rodney Bennett, Frederick Piket, H. M. Górecki, J. Tavener, dedicando especial importância à interpretação de obras de compositores portugueses como E. Carrapatoso, J. Braga Santos, F. Lopes-Graça e L. Freitas Branco.
Entre 2010 e 2014 dirigiu o Coro da Universidade de Lisboa (CUL) e o Coro de Câmara da Universidade de Lisboa (CCUL), com os quais desenvolveu programas diversificados em termos de época e estilo. Com ambos os coros apresentou-se em concerto na Aula Magna, CCB, Salão Nobre do IST, Coliseu Micaelense dos Açores, Teatro-Cine Covilhã e Teatro-Cine Abrantes. Salientam-se ainda as participações em Festivais de Música em Portugal tais como Música em S.Roque, Cistermúsica, Lisbon Summer Choral Festival e Festival Cantemus na Hungria.
Dirigiu entre 2006 e 2013 o Grupo Coral Vivavoz e o Coro ART. É diretor artístico do Coro de Câmara da Universidade de Lisboa desde 2010. Atualmente dirige o Coro Miosótis, o Coro EGEAC, o Cantus Certus e o EDUCantare, é membro do Ensemble Carmin’Antiqua e estuda canto com Joana Nascimento.