Notícias

Semana de Educação Para Todos

A edição de 2005 da Semana de Educação Para Todos decorre entre 24 e 30 de Abril. Sob o lema Educar para Erradicar a Pobreza, este ano estará em foco a importância de uma educação de base para acabar com a pobreza e favorecer a autonomia das mulheres.


A edição de 2005 da Semana de Educação Para Todos decorre entre 24 e 30 de Abril.


Sob o lema Educar para Erradicar a Pobreza, este ano estará em foco a importância de uma educação de base para acabar com a pobreza e favorecer a autonomia das mulheres.


2005 – Uma oportunidade única


2005 será uma data importante no âmbito da Educação para Todos e dos Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio. É a data fixada para alcançar o objectivo da igualdade dos géneros no ensino primário e secundário. Na Cimeira do G8, que terá lugar no Reino Unido, no próximo mês de Julho, África será um dos temas de discussão. No mês de Setembro, a ONU reunirá a Cimeira do Milénio+5 para avaliar o progresso efectuado, tendo como finalidade a concretização dos Objectivos de Desenvolvimento para o Milénio. Em Dezembro, a Organização Mundial do Comércio vai organizar a sua reunião ministerial.


Em cada uma destas ocasiões, a Campanha Mundial para a Educação vai apelar a alterações significativas em termos de comércio equitativo, e ao perdão de dívidas a favor de uma educação de base. A Campanha procurará obter um novo compromisso por parte da ONU para alcançar a igualdade dos sexos e o ensino primário universal.


A Campanha Mundial para a Educação associar-se-á a um grupo mais vasto de redes e de campanhas em numerosos países. No quadro do Apelo mundial de acção contra a pobreza, ela conduzirá numerosas campanhas no decorrer de 2005, às quais a UNESCO se associará.


Semana da Educação Para Todos – Acção Global: Envie o meu amigo à escola


A campanha deste ano será centrada nas crianças não escolarizadas e nos adultos analfabetos.


Antes do início da Semana de Acção, sugere-se que as crianças e os adultos estudantes construam figuras recortadas em tamanho real em cartão ou em tecido. Cada recorte representará uma criança não escolarizada ou um adulto analfabeto (um amigo). O recorte deverá ser revestido de mensagens, como Educar para vencer a sida, Educar para por fim ao trabalho infantil, etc. Os recortes serão assim utilizados para escrever mensagens aos políticos.


O objectivo destes recortes é o de apresentar aos políticos e aos dirigentes o maior número possível de Amigos e pedir-lhes que assumam um compromisso pessoal para realizar actividades específicas, durante o ano de 2005, tendo em vista a concretização dos objectivos de Uma Educação Para Todos e de Desenvolvimento para o Milénio. Globalmente, a campanha contabilizará o nome de políticos (e celebridades) que irão assumir
uma promessa e o nome de todos os Amigos recortados.


Três actividades importantes poderão ser organizadas no decorrer da Semana Envie o meu amigo à escola:

Uma Manifestação de compromisso nacional no decorrer da qual as crianças e os adultos trarão os seus amigos e falarão em seu nome, junto dos políticos, dos representantes e dos media ou das celebridades no âmbito de um evento nacional.

Dia do regresso dos políticos à escola, garantindo que o maior número possível de políticos visite a escola, num determinado dia, previamente escolhido durante a Semana da Acção, e que todos assumam o seu próprio compromisso e aceitem o Amigo.

Envie o meu Amigo ao Presidente, pedindo-se que o maior número possível de pessoas colabore na elaboração de figuras recortadas, que serão enviadas ao ponto focal nacional para poderem estar presentes nos acontecimentos a nível nacional ou regional.

Se se pretender enviar as figuras a algum local central, como parte de um Acontecimento de Compromisso nacional ou estatal/provincial, esta actividade terá de ser realizada antes da Semana de Acção, pois será necessário tempo para que os Amigos sejam agrupados e enviados até ao local da acção. Em anexo, consta uma lista de pontos focais de 93 países.


Para que os participantes sejam parte integrante da actividade mundial Envie o meu Amigo e para que recebam um certificado como prova, devem preencher o formulário existente no site da Campanha e enviá-lo antes de 27 de Maio de 2005.


Ressalvamos a importância das parcerias entre a UNESCO, os governos e a sociedade civil. A Consulta colectiva das ONG (quase 600 organizações) e a Campanha Mundial para a Educação (500 ONG) são pilares essenciais da arquitectura da EPT ao nível internacional. A Semana de Educação Para Todos representa uma excelente oportunidade de trabalho com estas Organizações e de sensibilização das comunidades.


Para mais informações: http://www.campaignforeducation.org
 

Subscreva a nossa newsletter