Notícias

“O PRIMEIRO LIVRO DE HISTÓRIAS” DE MARIA JOSÉ SARAIVA

A apresentação, a cargo do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, terá lugar às 18h30 do dia 22 de abril no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa.

Maria José Baptista Saraiva, a Editora Canto Redondo e o Centro Nacional de Cultura convidam para o lançamento d’O Primeiro Livro de Histórias, livro que faz apologia a um método alternativo de introdução à leitura.

A apresentação, a cargo do Dr. Guilherme d’Oliveira Martins, terá lugar às 18h30 do dia 22 de abril no Centro Nacional de Cultura, em Lisboa.

Muitas letras fazem muitas histórias!
No decorrer do evento será realizada a oficina temática para crianças dos 6 aos 8 anos de idade.
 

O Livro
O primeiro livro de histórias é um livro que pretende ensinar as crianças a ler.
Nasceu e desenvolveu-se ao longo de mais de 30 anos de experiência da autora como docente do Magistério Primário, tendo sofrido contínuas transformações, para se adaptar a diferentes métodos e sucessivos programas didáticos.
Este manuscrito antigo é um testemunho vivo das muitas gerações de crianças que aprenderam a ler ao som destas histórias, que agora voltam a mostrar-se, devidamente ilustradas por desenhos originais cheios de cor e, em alguns casos, associadas a lengalengas intemporais.
Esta obra, que conta com um prefácio assinado por José António Saraiva, diretor do jornal Sol e sobrinho da autora, pretende fomentar o desenvolvimento do gosto pelas letras, ao mesmo tempo que corporiza, em si mesmo, um método pedagógico de iniciação à leitura, com provas dadas.

A Autora
Maria José Saraiva nasceu em Leiria, a 2 de setembro de 1921. Tirou o Curso Superior de Ciências Pedagógicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o Curso de Desenho e Pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes e o Curso Musical de Flauta Orff Shulveekl no Instituto Calouste Gulbenkian.

Exerceu a profissão de docente do Magistério Primário ao longo de 36 anos, tendo sido professora orientadora na Escola do Magistério Primário de Lisboa, entre 1948 e 1968, atualmente designada Escola Superior de Educação de Lisboa.
É autora de várias peças de teatro infantis, nomeadamente Tomada de Santarém aos Mouros; Libertação; Soyoka; A Cigarra Cantadeira; De como Balafré se livrou da forca; Parábola do filho pródigo e O Bom Samaritano, as quais foram representadas em teatros e escolas de Lisboa. É autora de várias obras publicadas:
 
1978Rouxinol canta de noite, Ed. Figueirinhas, Porto
1984O Castelo da Paz, Ed. Figueirinhas, Porto
1986O Casamento mais belo do Ano, Ed. Figueirinhas, Porto
1998O Pai Lobão e a sua Alcateia, Ed. Peres, Lisboa
1999A Exposição, Ed. Exemplar, Lisboa
2004Crónicas: entrevistas, críticas e outros escritos de António José Saraiva, recop.Maria José Saraiva, Ed. QuidNovi, Matosinhos
2007O Bom Pinheiro, Ed. QuidNovi, Matosinhos

A Promotora
O Canto Redondo é uma pequena editora especializada na conceção, edição e produção de publicações no segmento da Cultura e do Património. Um dos projetos-âncora da empresa é o Anuário do Património, uma revista técnicocientífica sobre património cultural, que integra um diretório dos agentes do setor.
Ajudar a promover este tipo de edições é um prazer que não se confina apenas à distribuição, mas que engloba também um trabalho de compreensão do propósito da obra e de produção, para trazer até ao século XXI este método pedagógico de iniciação à leitura, este imaginário e o grafismo que o acompanha.

Informação Técnica
Formato: 165 x 235 mm
N.º Páginas: 80 mais guardas e capa
Miolo: Papel renovaprinte Branco 140grs; 4/4 cores
Capa: Capa dura armada em cartão revestido a couché 135 g, a 4/0 cores, com plastificação mate mais guardas sem impressão
Acabamento: corte simples, cosido e colado à lombada com lombo direito
Idioma: Português

Subscreva a nossa newsletter