O Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora, editado pelo Grupo Pro-Évora, vem assinalar a profusa presença de escultura nesta cidade. O Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora oferece uma visibilidade inédita ao património eborense contemporâneo e convida o visitante a percorrer a cidade, dentro e fora de muralhas. Os três percursos sugeridos (Percurso Evocativo, Percurso Simpósio ’81 e Percurso (Re)Pensar a Cidade) traduzem as relações que a cidade estabeleceu com a arte pública, nos últimos 100 anos.
Estimulando novas interrogações em torno da noção de património, o Guia de Escultura Pública da Cidade de Évora (textos de Maria do Mar Fazenda e fotografia de Paulo Nuno Silva) localiza, no mapa da cidade, cerca de 50 obras escultóricas, acompanhadas pela respetiva ficha técnica, numa edição bilingue (português- inglês).
O Grupo Pro-Évora
Fundado em 1919, é a mais antiga associação portuguesa de defesa do património. A sua atividade tem sido decisiva para a preservação e classificação do património histórico e artístico eborense.