Notícias

InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias

Entre 26 de novembro e 7 de dezembro, no âmbito do InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias, uma iniciativa inovadora da Vo’Arte em coprodução com o São Luiz Teatro Municipal, decorrerão no Centro Nacional de Cultura diversas atividades.

O Festival InShadow regressa a Lisboa, acentua as suas potencialidades de internacionalização e confirma a crescente projeção da cidade no mapa dos melhores festivais de criação contemporânea transdisciplinar.
InShadow centra a sua área curatorial na articulação entre a dança e o cinema, numa significação expandida a outras linguagens artísticas nas áreas do vídeo-dança, documentário, espetáculos,  exposições, instalações, workshops e masterclasses. 
InShadow promove um espaço de diálogo entre as experiências de artistas consagrados e as visões de criadores emergentes. Distingue-se pela sua diversificada programação e pelo seu projeto educativo, na geração de relações dinâmicas com os públicos. 
Nesta edição, o país convidado é o Reino Unido, e conta com o apoio do British Council, coordenador do projeto europeu – Unlimited Access – de apoio às melhores práticas inclusivas de programação, divulgação e criação nas artes performativas do qual a Vo’Arte é também coorganizadora. Ainda no âmbito de cooperação europeia, a Vo’Arte coorganiza  o projeto EVDH – European Video Dance Heritage, com coordenação da Maison de la Dance (França), integrando parte da programação. 
InShadow convoca a pluralidade de olhares através da representação do corpo em diferentes media, no palco e noutros espaços. InShadow acontece no São Luiz Teatro Municipal, Teatro do Bairro, Centro Cultural Malaposta, Museu da Marioneta, Museu do Oriente, Museu Bordalo Pinheiro, Centro Nacional de Cultura, Largo Residências, Pickpocket Gallery, Cinemateca Portuguesa, ETIC, FMH e ESTAL. 
InShadow – Festival Internacional de Vídeo, Performance e Tecnologias assume a sua posição de referência internacional com destaque para a convergência entre as linguagens da imagem e do corpo através de processos de criação artística fundados na tecnologia, num constante diálogo com o Mundo.
 
InShadow, o corpo imagina-se na sombra.

Pedro Sena Nunes e Ana Rita Barata

28-29 NOV | 2-6 DEZ
Sexta e Sábado _ Terça e Sábado | 16H-20H
CENTRO NACIONAL DE CULTURA
Henrique Frazão
Portugal
exposição fotográfica

 
Os sinais de pontuação, como outros sinais gráficos, são elementos pontuais de um texto, de uma história. Influenciam e determinam o sentido de expressões, palavras, frases e a forma como interpretamos a história. Estas pontuações de paisagens retratam a história que cada um (re)criar de si e para si. A história está na forma como cada um interpretar a metáfora do chapéu e explicar a interação do mesmo com os diferentes contextos, com as distintas situações com as quais é confrontado. Na forma como cada um entender o papel de cada sinal gráfico e o paralelismo com a fotografia e com a vida. A história está aqui, só faltam as palavras.
 
Henrique Frazão é fotógrafo e arquiteto de Lisboa. A fotografia, há muito uma das suas paixões, tem sido o seu meio de expressão primordial. A componente conceptual é essencial nas suas obras, procurando explorar pensamentos pessoais, medos, dúvidas, etc. Não são meras composições estéticas, já que a interpretação do conceito é fundamental para o completo entendimento das obras. Mais do que causar espanto, elas deverão desencadear pensamentos.

28-29 NOV | 2-6 DEZ
Sexta e Sábado _ Terça e Sábado | 16H-20H
CENTRO NACIONAL DE CULTURA
ALLEinKOMMUNIKATION
Benjamin Petersen
Alemanha
vídeo-instalação

 
ALLEinKOMMUNIKATION emprega a questão do comportamento do consumidor na era digital. Uma visualização de como a comunicação se comporta hoje em dia como projeções digitais. O título é ambíguo em alemão e tanto significa “todos na comunicação” como “sozinho na comunicação”. As pitorescas paisagens naturais mostram o ambiente e a pessoa. Ambos sozinhos mas equipados com dispositivos digitais e auriculares. O destaque é a solidão, que não é só personificada pela natureza mas sim, também, pelo uso de Smartphones.
 
Benjamin Petersen nasceu a 25 de novembro de 1986 em Hannover, Alemanha. Desde 2011, estuda Design Gráfico e Media Digital na HAWK University of Applied Sciences and Arts em Hildesheim, Alemanha.
Centro Nacional de Cultura
Largo do Picadeiro, 10, 1º (Chiado)
Entrada Livre
Subscreva a nossa newsletter