Localizada no Largo da Maternidade Júlio Dinis, nº 45 Porto esta igreja acolhe a comunidade Anglicana residente na cidade do Porto. A visita passará pelo monumento aos mortos das duas guerras, evocando-se as memórias de cidadãos ingleses mortos em combate e que no início da 1ª e da 2ª guerra mundiais se deslocaram para Inglaterra para alistarem nas forças de terra, ar e mar. Seguidamente far-se-á uma visita ao cemitério, para muitos conhecido na velha cartografia do Porto como Cemitérios dos Ingleses, onde se poderá ver a urna do Cônsul e arquiteto inglês John Whitehead, as campas da família Forrester ou as de vários pilotos da Royal Air Force, caídos em território português durante a 2ª guerra mundial.
Após a passagem pelo cemitério o grupo irá visitar a igreja anglicana de St. James, cujo edifício já remonta a 1815 e ainda mostra a influência que norteou a construção da feitoria inglesa, mais à beira rio, no típico neoclássico inglês, com interiores neo palladianos.
A terminar, um momento de convívio entre visitantes e anfitriões com um café a pautar uma pequena conversa onde se poderão colocar perguntas e dúvidas, sem dúvida interessantes.
Programa:
10h00 – Encontro na Igreja St. James Church (Largo da Maternidade, 45)
– Visitae explicação sobreomonumento, que se encontra logo à entrada da Igreja , edificado em memória aos mortos das duas guerras
– Visita ao cemitério, onde estão sepultados 11 aviadores ingleses, a família Forrester, dos vinhos do Porto e o cônsul inglês, John Whitehead, do século XVIII que colaborou com os Almadas na reestruraçao da cidade do Porto
– Visita à Igreja Anglicana
12h00 – Conversation
13h00 – Fim da Visita
Data: 12 de Julho
Com: Sergio Veludo Coelho e Sr. Delaforce
Preço: 5 € por pessoa
Número máximo de participantes: 30 pessoas
Programa provisório, sujeito a alteração.
Informações e/ou Inscrições:
Centro Nacional de Cultura
Tel.: 213 466 722
E-mail: tferreiragomes@cnc.pt