Notícias

Passeios de Domingo: 4º Trimestre de 2004

PASSEIOS DE DOMINGO


4º Trimestre de 2004


 


1     FARO
Sábado e Domingo, 16 e 17 de Outubro


A Capital do Sul foi acumulando património ao longo de variadíssimas presenças. Desde os árabes até ao séc.XX encontramos importantes documentos históricos. Dentro da Cidadela podemos visitar a Sé bem como o Museu recentemente remodelado. Depois a própria cidade e os monumentais edifícios. Não podemos deixar de dar um salto a Estói onde se encontram importantes ruínas romanas bem como o mirabolante  Palácio.


Guia: Anísio Franco
Horário: 8h  
Duração: fim de semana, transporte, alojamento, três refeições
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro:  Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)



2     SINTRA MUSEU DE ARTE MODERNA  –  “Autobiografia” de Júlio Pomar
Domingo , 24 de Outubro


Esta mostra é a história de uma vida, contada por quem a pintou. Como o próprio artista escreveu, “o coração daquilo a que chamo o assunto é a própria pintura”. Assim, em causa, está a própria essência da pintura! A exposição inclui obras desde 1944 e completa-se até 2004. Nesta selecção, destacam-se obras muito importantes – algumas inéditas – e todas representativas de Júlio Pomar e da singularidade do seu caminho. Vamos poder contar com o acompanhamento do pintor.


Guia: Júlio Pomar
Horário: 9h30
Duração: manhã
Limite: 45 pessoas         
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25) 



3     ARRIBAS DO DOURO
Sábado, Domingo e Segunda , 30 e 31 de Outubro e 1 de Novembro


O Rio Douro constitui uma das maiores bacias hidrográficas da Europa Ocidental, que se destaca pelos notáveis valores histórico-culturais, artísticos e ambientais. Nesta zona, conhecida como “Douro Internacional” no nosso país e “Arribes del Duero” em Espanha a natureza foi pródiga na beleza paisagística e na biodiversidade.
Ao longo de mais de 130 km o rio Douro e o seu afluente Águeda constituem a fronteira natural entre Portugal e Espanha. Neste troço, o vale do Douro assume, devido à sua geomorfologia, uma estrutura de canhão fluvial, com declivosas  vertentes, ditas «arribas», onde abundam os afloramentos rochosos.
Em Miranda do Douro destacamos o importante património arquitectónico do centro histórico, que mantém intactas algumas características da sua traça medieval, no desenho urbano das suas lajeadas ou na presença de casas quatrocentistas bastante bem conservadas.


Guias: José Luís de Matos e Afonso Calheiros de Menezes
Horário: 8h  
Duração: fim de semana, transporte, alojamento, cinco refeições
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro:  Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)



4     CICLO ORGÃOS DE SOBERANIA: SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA
(Sábado, 6 de Novembro) adiado para Sábado, 11 de Dezembro


Vamos continuar o ciclo Orgãos de Soberania com uma visita ao Supremo Tribunal de Justiça. Este é o órgão superior da hierarquia dos tribunais judiciais, sem prejuízo da competência própria do Tribunal Constitucional. A jurisdição do Supremo Tribunal de Justiça abrange todo o território nacional e, em regra, compete-lhe apreciar os recursos das decisões dos tribunais de 2ª instância.


Guia: Gabinete do Presidente
Horário: 10h30
Duração: manhã
Limite: 40 pessoas    
Local de encontro: Praça do Comércio



5     CICLO ESTÁDIOS DO EURO: ESTÁDIO JOSÉ ALVALADE
Domingo, 7 de Novembro


O novo Estádio José Alvalade, construído ao lado do palco que foi a casa do Sporting Clube de Portugal desde 1951, é um moderno e multifacetado complexo.
Da autoria do Arquitecto Tomás Taveira, o novo Estádio do Sporting corresponde a um conceito revolucionário na qualidade dos recintos desportivos. Um conceito no qual a excelência das condições para a prática de futebol de alta competição está associada às maiores comodidades e segurança para todos os espectadores. Faz parte de um complexo maior, denominado Alvalade XXI, que dispõe de um centro comercial, cinemas, um dos maiores “bowling centers” do país, restaurantes, clínica de medicina desportiva e ginásio.


Guia: Margarida Caldeira da Silva – Directora do SCP
Horário: 11h
Duração: manhã
Limite: 30 pessoas   
Local de encontro: Edifício Visconde de Alvalade (Sede) – Av. Fernando da Fonseca



6     CICLO TELEVISÕES: RTP
Sábado, 13 de Novembro


Damos continuidade ao ciclo de passeios dedicados às instalações das estações de televisão. Começámos pela SIC  e neste trimestre vamos às instalações da RTP – Rádio e Televisão de Portugal. O percurso inclui os novos estúdios da Televisão – combinando as técnicas de cenografia de produção e as técnicas de cenografia de informação, obteve-se um espaço com características únicas na Europa – e da Rádio, onde podemos tomar contacto com as mais modernas tecnologias que permitem a emissão de cinco canais, 24 horas por dia.


Guias: Teresa Anahory – Relações Institucionais da RTP
Horário: 10h30
Duração: manhã
Limite: 40 pessoas  (dois grupos de 20)       
Local de Encontro: Av. Marechal Gomes da Costa nº 37



7     CICLO BIBLIOTECAS – BIBLIOTECA DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS
Domingo, 14 de Novembro


A Academia das Ciências de Lisboa possui uma das três mais importantes bibliotecas do País, com mais de um milhão de espécies. Inclui a antiga biblioteca do Convento de Jesus, com os seus valiosíssimos livros e manuscritos.
Para além de obras modernas, as suas colecções incluem cerca de 3000 manuscritos portugueses, árabes, espanhóis e hebraicos, e uma inestimável colecção de livros dos séculos XIV a XVII. Presentemente a Academia é uma das poucas instituições responsáveis pelo armazenamento do Depósito Legal, onde um exemplar de todo o artigo, livro ou texto publicado em Portugal é arquivado.
É na companhia do seu Director que vamos conhecer todo este interessante espólio.


Guias: Anísio Franco e Prof. Pina Martins
Horário: 10h
Duração: manhã
Limite: 40 pessoas
Local de Encontro: Rua da Academia das Ciências, nº 19



8     TOMAR
Sábado, 20 de Novembro


Muitos motivos de interesse nos podem levar a Tomar. Desta vez vamos com dois propósitos essenciais: em  primeiro lugar o Núcleo de Arte Contemporânea do Museu Municipal de Tomar, instalado num prédio adaptado para o efeito com projecto do Arquitecto Jorge Mascarenhas, que integra uma centena de obras portuguesas da colecção do Professor José-Augusto França, que nos vai acompanhar.
A doação feita recentemente ao Município de Tomar dá-nos a conhecer um conjunto de obras de arte que abrangem anos marcados historicamente pela eclosão do Surrealismo e do Abstraccionismo e já da Nova-Figuração, mas comportando também obras do Modernismo anterior e do variado Pos-modernismo que vem dos anos 70 até à actualidade.
Em segundo lugar a possibilidade de visita de algumas dependências do Convento de Cristo, até agora encerradas ao público como por exemplo a Sala da Corte ou os Corredores do Cruzeiro.


Guia: Anísio Franco
Horário: 8h30
Duração: dia inteiro, transporte e almoço
Limite: 45 pessoas
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)



9     MUSEU DO CENTRO CULTURAL E CIENTÍFICO DE MACAU
Domingo, 21 de Novembro


Convidados pela nova Directora do Museu, Dra. Manuela d’Oliveira Martins, vamos visitar uma vasta e diversificada colecção de arte chinesa, antecedida de uma apresentação da condição histórico-cultural de Macau nos séculos XVI e XVII. As colecções de grês, porcelana, terracota, bronzes, pintura, livros e moedas, procuram constituir uma introdução a aspectos fundamentais da história e da cultura de Macau e da civilização chinesa.
Este museu sob uma forma didáctica é também um laboratório de investigação histórica e cultural.


Guia: Museu
Horário: 10h30
Duração: manhã
Limite: 40 pessoas
Local de Encontro: Rua da Junqueira, 30



10     O ALENTEJO AQUI TÃO PERTO: MONTEMOR-O-NOVO
Sábado, 27 de Novembro


Em Montemor, em 1496, tomou D.Manuel I a decisão histórica de mandar descobrir o caminho marítimo para a Índia, durante os conselhos gerais que se realizaram na cidade.
Entre Lisboa e Espanha, é uma das terras mais atravessadas e menos conhecidas de Portugal. É tempo de a descobrir: a cidade que se esconde para lá da avenida dos cafés e restaurantes e, também, a beleza do campo que a envolve. Nela podemos presenciar a força ancestral das ordens religiosas e da nobreza agrária, expressa em belas casas senhoriais setecentistas, em múltiplos conventos (alguns restaurados para novas funções), em igrejas que associam portais manuelinos, ricos altares barrocos e inesquecíveis frescos e azulejos.


Guia: Anísio Franco
Horário: 8h30
Duração: dia inteiro, transporte e almoço
Limite: 45 pessoas   
Local de Encontro: Entrecampos (em frente ao edifício da Câmara Municipal de Lisboa – Campo Grande, 25)



11     ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL
Domingo, 28 de Novembro


O edifício da Sede Nacional da Associação 25 de Abril foi totalmente recuperado e reconstruído segundo projecto do arquitecto Álvaro Siza Vieira.
Fundada em 21 de Outubro de 1982, uma associação sem fins lucrativos, de natureza altruísta, destinada à consagração e defesa dos valores cívicos.
Porque um dos objectivos principais dos fundadores é o de criarem um espaço de vivência entre todos os Portugueses, militares ou civis, rapidamente a instituição evoluiu e rapidamente abriu o espaço de sócio efectivo a todos os cidadãos Portugueses que se identifiquem com os seus objectivos estatutários, contando actualmente com cerca de 6000 sócios.


Guia: Anísio Franco e Arqto. António Belo
Horário: 10h30
Duração: manhã
Limite: 40 pessoas   
Local de Encontro: Rua da Misericórdia, 95


 


Informações e Inscrições:
CENTRO NACIONAL DE CULTURA
Rua António Maria Cardoso, 68  1249-101 LISBOA
Tel. 213 466 722, Fax: 213 478 654, email: aprista@cnc.pt


 

Subscreva a nossa newsletter