A natureza sintética deste Guia não permite transmitir a emoção que acompanhou a descoberta – ou a redescoberta – dos vestígios portugueses presentes no território, na língua e na tradição oral indonésios. Mas eventos como a Semana Santa na ilha de Flores chegam para se ver que foi profunda.
Os vestígios portugueses existentes em várias ilhas da Indonésia são historicamente significativos por serem os primeiros vestígios europeus nesse país, já que aí, como na maior parte dos países do Oriente, a Europa chegou lá através de Portugal. Por isso este Guia não deixa de fazer referência aos outros povos europeus que sucederam aos portugueses numa relação duradoura com Indonésia, como é o caso dos holandeses e ingleses. Em certos casos, aliás, os vestígios de uns e outros misturam-se e sobrepõem-se.
Qualquer europeu que decida percorrer o trajeto que propomos, tem muita surpresa e emoção à sua espera, muito especialmente na ilha de Flores, a única ilha católica de toda a Indonésia.
A estrutura que escolhemos para o Guia foi a de entregarmos a introdução histórica, seguida de um percurso e de anexos com bibliografia e vocabulário, a um historiador especialista do Sudeste Asiático. A fotografia foi assegurada por um notável fotógrafo que há anos tem vindo a publicar livros com imagens do Oriente de influência portuguesa.
Edição: Centro Nacional de Cultura
Apoio: Agência Portuguesa de Apoio ao Desenvolvimento, Banco de Portugal
Fevereiro 2002
Guia em Português – esgotado
Guia em Inglês – à venda no CNC
Possibilidade de envio à cobrança (acresce portes de envio).
Para mais informações: info@cnc.pt
PVP: 12,50€ (IVA incluído)
SÓCIOS: 20% desconto