OS 7 SITIOS MAIS AMEAÇADOS
APELO A CANDIDATURAS
Prazo: 1 de Novembro 2013
Lançado em janeiro passado, inspirado numa iniciativa de sucesso gerida nos Estados Unidos da América pelo Fundo Nacional para a Preservação Histórica, o programa prevê para os 7 seleccionados a organização de missões de resgate e a proposta de planos preliminares de ação por uma equipa de especialistas do património conjuntamente com peritos técnicos e financeiros do Grupo do Banco Europeu de Investimento, parceiro fundador deste programa.
Não se trata de um programa de financiamento. Os “sete mais ameaçados” tem como objetivo servir como catalisador para a ação e promover “ o poder do exemplo”. O programa congregará diversas entidades públicas e privadas e identificará possíveis fontes de financiamento (europeu). Equipas compostas por especialistas do património da Europa Nostra e de organizações suas associadas, e ainda por especialistas técnicos e financeiros do Grupo do Banco Europeu de Investimento ou do Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa, parceiro associado do programa, visitarão os 7 monumentos e sítios selecionados. Em estreito contacto com as partes interessadas, avaliarão os problemas existentes e esboçarão planos de ação viáveis e sustentáveis para cada um deles.
Um Painel Consultivo Internacional composto por reputados peritos será responsável pela seleção destes exemplos de locais ameaçados – que incluem centros históricos de cidades, sítios arqueológicos, edifícios religiosos e fortificações militares.
Em 2012, a primeira edição contou com 40 nomeações submetidas por organizações da sociedade civil e entidades públicas de 21 países, por entre as quais foi seleccionado como um dos 7 sítios mais ameaçados o Mosteiro e Igreja do Convento de Jesus, em Setúbal, candidatada pela Associação Portuguesa das Casas Antigas.
“Com este programa de salvaguarda, a Europa Nostra visa não apenas a identificação dos monumentos e sítios mais ameaçados na Europa, mas também lançar um verdadeiro apelo à ação. Através do envio de equipas multidisciplinares de peritos para visitar os sítios selecionados, conjuntamente com os nossos parceiros, procuraremos contribuir para encontrar soluções sustentáveis e viáveis para o nosso futuro. Desta forma, esperamos inspirar e encorajar ações concretas por parte de várias organizações públicas e privadas também noutras partes da Europa e não só”, afirmou Denis de Kergorlay, Presidente Executivo da Europa Nostra.
As candidaturas dos sítios mais ameaçados podem ser apresentadas por organizações-membro da Europa Nostra, organizações associadas ou representantes nacionais da Europa Nostra (lista completa no site da Europa Nostra). Em Portugal, a Europa Nostra é representada pelo Centro Nacional de Cultura. Nos países onde a Europa Nostra ainda não tem organizações que sejam membros ou associadas, as candidaturas podem ser apresentadas por qualquer entidade pública ou privada activa no domínio do património. Cada organização ou país só pode apresentar uma única candidatura.
Formulário de nomeação: aqui
Para mais informação: http://www.europanostra.org/7-most-endangered/
Veja aqui as imagens dos 7 sítios mais ameaçados anunciados em Atenas
Contactos
EUROPA NOSTRA
Elena Bianchi, eb@europanostra.org, Tel.: +31 70 302 40 58 / 52
CENTRO NACIONAL DE CULTURA
Teresa Tamen, ttamen@cnc.pt Tel.: +351 21 346 67 22