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A GRÉCIA DE SOPHIA – CRÓNICAS DE ALBERTO VAZ DA SILVA

“Desembarcados em Naxos, todos rumámos ao Templo de Apolo sobre as águas, simbolizado por um pórtico recortado…”

 


1ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


ATENAS E O CABO SUNION



O destino é Atenas. Mas a primeira escala é o “plat pays” de Jacques Brel. Percorrendo os intermináveis tapetes rolantes de Schiphol, a vista plana perde-se ao longe por ambos os lados das janelas envidraçadas do aeroporto. Primeiro contraste com a Ática rochosa que nos espera, de severidade arcaica.


  


Atenas entardece cercada de nuvens dispersas e inquietantes. Instalamo-nos num excelente hotel depois de termos passado pela praça Syntagma e avistado o Parlamento à hora do render da guarda, num ritual “alla turca”.
As ruas estão mais desertas e vazias, muitas lojas com ar fechado, poeirento. Apesar de tudo parecer arrumado parece também posta a mesa para uma imensa prestação de contas.
Primeira silenciosa evocação de Sophia: “Ide dizer ao rei que o belo palácio caiu por terra quebrado. Phebo já não tem cabana, nem loureiro profético, nem fonte melodiosa. A água que fala calou-se.”
Na primeira manhã de Atenas paramos, a caminho da Acrópole, no templo de Zeus Olímpico, completado por Adriano.



Possantes colunas coríntias, uma por terra como um gigantesco baralho de cartas desmoronado. Numa das fachadas do templo, podemos ler: “esta é Atenas, a cidade de Teseu”. Sabe-se que existia uma estátua criselefantina de Zeus e uma outra de Adriano, ambas veneradas num mesmo assomo de alma.



Enfim, a Acrópole. O guia grego, que tratamos por Pan, primeiras letras do apelido, faz uma excelente introdução tomando por ponto de partida a colunata dórica que se antepara.
Há reparações por toda a parte, o Parthenon está invadido por gruas e é objecto de intervenções profundas no mármore pentélico.
Pretexto para ser evocado o génio de Phidias, o da concepção original cujo espírito se pretende recuperar.
Dá um prazer imenso reviver a harmonia do talvez mais belo templo concebido pelo génio humano, à vista de um estaleiro que o desfigura e entope. Basta a enumeração dos requintes de perspectiva que o ergueram nas suas linhas curvas e são visíveis um a um para que o espírito se eleve como por milagre. 



O Erechtheion é objecto de um original diálogo entre o grego e José Pedro Serra: o lado feminino de Poseidon e o viril de Atena surgem numa dança de sensibilidades e invocações mitológicas. 
Abandonamos a Acrópole pelo Templo de Atena Nike, imaginando a gigantesca estátua que com os seus mármores e os seus ouros recebia de frente os raios da aurora e recordando Phidias e Péricles, também eles entes solares que, como nós, pisaram estas pedras.
A caminho do Cabo Sunion percorremos a “Riviera de Atenas”. O guia aponta orgulhosamente as transparências do Egeu, devido à ausência de plancton. 



Insensivelmente a atmosfera adensa-se à medida que nos aproximamos do rochedo ímpar em que o santuário de Poseidon se ergue e avança sessenta metros sobre as águas. 



No ar levantam-se perdizes lentas e enfeitiçadas, que Homero não desdenharia adjectivar, um cágado gigante talha o seu caminho em direcção ao Templo e a luz do Egeu nimba todo o horizonte e envolve Egina, mesmo em frente, com um halo diáfano. A tarde prepara o pôr do sol e é o momento em que José Pedro Serra e Maria Andresen comovida e inteligentemente evocam Sophia. 



Antónia Brandão lê alguns poemas e todo o grupo, antes de dispersar, se envolve em impressões trocadas que pareciam provir unicamente daquela hora, daquele nome, daquele templo.
Durante o jantar tentamos aperceber, baixos no horizonte, Vénus e Mercúrio, coroamento ideal para um encontro assim. Mas não; as nuvens adensaram-se como se os deuses nos dissessem que a benevolente conversa terminara.
Não deixamos Atenas sem uma compulsiva – ainda que não originariamente programada – visita ao Museu Arqueológico.
A colecção pré-histórica abrange o continente, as ilhas do Egeu e Tróia. É difícil passar além dos tesouros dos túmulos reais de Micenas, tão assombrosas são as máscaras funerárias em puro ouro, as jóias, os recipientes. “Tróia, rica em ouro”, advertiu Homero. Referia-se não só às jazidas mas sobretudo à qualidade e precisão dos artífices.
A colecção das figurinhas de mármore das Cíclades e os frescos de Thera, em larga escala, far-nos-iam ficar em contemplação o resto do dia.
Mas espera-nos a rota de Delfos e o guia grego fica nervoso com os extras que introduzimos, embora o sorriso de brancos dentes aprove as decisões.
Passamos ainda pelos arcaicos Kouroi, a ânfora geométrica de Diphylon e outras envoltas em polvos, de Creta, até chegarmos aos notáveis Lekhyton e aos vasos de figuras vermelhas.
A colecção de bronzes, uma das maiores do mundo, inclui celebridades como o Poseidon, ou Zeus, de Artemísion, o jovem de Maratona, o jovem de Antikythera e o jockey de Artemision.
Cruzamo-nos com eles na alegria de quem não os deixa, mas vai ao seu encontro. Vamos sulcar as terras e águas de onde provieram e sentir na carne como na Grécia a natureza é incindível do esplendor da arte.  


9 de Junho de 2013



2ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


NUVENS DE DELFOS



Na rota de Delfos detemo-nos no mosteiro de Hoikos Loukas. No século X o santo estabeleceu aqui a sua comunidade monástica e foi uma fonte de milagres que jorravam abundantes. E a arte estava tanto nas curas milagrosas como nos frescos, mosaicos e ícones bizantinos.
Vieram depois a invasão otomana e as bombas da segunda guerra mundial. A dessacralização assume hoje um ar de certo abandono embora a Unesco o tenha classificado em 1990, o culto se mantenha em reduzida escala e as pinturas representando a Ressurreição e a Ascensão de Cristo resplandeçam sempre. À saída alguns acendem finas velas de cera que se misturam com as demais. De cada uma se eleva uma centelha que tece a trama do tempo e consolida os séculos. 


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Chegamos a Delfos no princípio da tarde com o ar envolto em tempestade; a terra rescende velhos fumos.
Descemos até ao tholos do Templo de Atena Pronaia. A estrutura circular evoca a serpente enrolada sobre a qual se erguem brancas colunas; é esse também o sentido da subida iniciática até ao Templo de Apolo pela senda dos tesouros.
O deus venceu o phyton na falha daquela rocha que é o umbigo do mundo, “omphalos”, onde ficou a correr a água perene.
Detemo-nos perto do teatro para ler poemas de Sophia e José Pedro Serra convocar a luz solar e as trevas ctónicas de Delfos.
Tudo oiço estendido no chão a olhar o céu; num ápice entrevejo Tolstoi, “A Guerra e a Paz”. As nuvens brancas sobre as nossas cabeças são o novo oráculo – calou-se a voz da pitonisa mas Apolo aproxima essas nuvens semeadas de azul, como um Rorschach divino.
Muitas batalhas se perfilam no horizonte; o estádio está vazio de atletas, Delfos oprime e rejubila. Ouve-se invisível a “Ode à Alegria” de Schiller: “Correi irmãos, a vossa corrida, como um herói para a vitória”.
No museu arqueológico Sophia procurava antes do mais as figurinhas micénicas, a estátua de Antinoos, os maravilhosos cavalos nas métopes dos tesouros, os kouroi, e acima de tudo o Auriga, vitorioso, severo e possante nas pregas do seu bronze. 


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A noite tudo apaga mas pressentem-se o imenso mar de oliveiras e os montes que enquadram a procissão das estrelas: do Leão que mergulha a oeste ao Escorpião que se levanta a leste; Saturno, Spica e Arcturus no meio do céu pontuam. 


“Mas tanto como a natureza – e ligada à natureza – espantou-me a incrível religiosidade de tudo.” Sophia


 


3ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


OS DEUSES OLÍMPICOS




Abandonamos Delfos. Sophia fê-lo com um poema: 


“Aqui a minha fala se quebra como quem
Viu em sua frente um deus visível
E vai sem imaginação, perdidas as palavras,
No real indicível.” 


Atravessamos a bela ponte suspensa em Patras para entrar no Peloponeso. Ao longo do percurso desfila constante esse “misto de doçura e de austeridade, de afinamento exacto e de rudeza, e uma identidade entre o físico e o metafísico” que Sophia confidenciou a Jorge de Sena. As enormes e constantes montanhas povoam tudo de solenidade. Cheira a resina e a mel e há uma embriaguez austera e lúcida”.


Aridez da terra incultivada, por vezes ardida, ou rocha apenas, que contrasta com “o halo azul nas montanhas e nas ilhas, já um fenómeno conhecido na antiguidade.”


Em Olímpia começamos pelo Altis, grande parque onde eclodiram os jogos. Palestra de proporções perfeitas bordejada de olaias que na primavera incitam com as suas flores; o Templo de Zeus Olímpico de espessas colunas dóricas onde tentamos imaginar a estátua criselefantina que mais adiante o museu também proporá. Finalmente o longo estádio em terra batida onde se soltavam atletas. Regressamos pelo Templo de Hera onde foi encontrado o Hermes de Praxíteles enterrado pelos romanos, ou por um aluvião, ou por um tremor de terra ou pelos turcos, aluvião permanente. Ali se acende também a chama olímpica que nos nossos dias percorre mundo.


Assinala o guia a vizinhança do Alfeus e do Pneus, rios que Hércules teria desviado num dos seus doze trabalhos para limpar os purulentos estábulos do rei Augeias.

Somos há muito acompanhados por uma cadela de língua de fora que se deita à sombra enquanto ouvimos comentar o tholos onde se erguera uma estátua de Filipe da Macedónia. Partilharíamos com ela um gole fresco.

No museu estão representados os doze trabalhos de Hércules, fragmentos do Templo de Zeus. Mas as grandes atracções são o Hermes que rebrilha carnalmente no mármore polido da sua imensa juventude e os dois monumentais pedimentos do Templo de Zeus Olímpico. Num deles a figura central é ele mesmo, acéfalo; no outro Apolo. Os deuses parecem não ter idade nem envelhecer; o corpo de Zeus é tão liso como o de Apolo. Mas a falta de cabeça deixa pairar o mistério.
À saída a cadela olímpica, também sem idade, segue nova geração de visitantes. 


 


4ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


EPIDAURO



Ainda com toda a grandeza do sítio arqueológico de Olímpia nos nossos corações – e as arrasadoras métopes do museu, os escudos, as couraças, os elmos de bronze, sob o signo da Niké de Peonios – , avançamos para Epidauro. A travessia do Peloponeso não se faz já como em velhos tempos, por entre a rocha árida em curvas e contra-curvas, elevações abruptas, vales. Existem duas novas estradas, “uma nova em folha”, informa o guia, que nos levam a Tolo onde pernoitamos junto ao mar.


Na manhã seguinte o teatro de Epidauro desenrolou-se em toda a sua magia.


Conservado por condições naturais que reconhecemos únicas – a doçura e a qualidade do ar, os montes que na distância o completam, a vegetação densa que o cerca – é o mais completo e bem conservado de todos os teatros gregos da antiguidade.


Nele Sophia soltou uma vez a sua voz, que lhe fugiu: 


“A voz sobe os últimos degraus
Oiço a palavra alada impessoal
Que reconheço por não ser já minha”.



Tudo isto é recordado por Maria Andresen e leituras de poemas por Antónia Brandão debaixo de uma sombra em frente dessas bancadas que se evolam, na disciplina da brancura, do puro silêncio e do puro som.


Pelo grupo sentado perpassa o calafrio de um pequeno gato sujo e famélico que nos transporta a Esculápio. Mas antes, num dos terraços, entre as bancadas do teatro, José Pedro Serra proferiu uma das suas vistosas palestras sobre teatro grego, suas origens, estrutura e finalidade profunda, ele próprio inspirado por aquela brisa convocadora de essências.


A cura do corpo passava no santuário pelo espírito. Havia fontes purificadoras, termas, um ginásio e uma biblioteca. Os doentes pernoitavam no “abaton” para que se produzisse a “eukoimesis” ou “incubação”, revelações do deus através de sonhos que podiam prolongar-se por várias noites e os sacerdotes interpretavam. Havia também curas fulgurantes mas todas dependentes de manifestações inconscientes.


Esculápio enunciou Freud, a cura pelo cruzamento das centelhas do espírito e da revelação da nossa dimensão mais oculta e profunda. Na sua circularidade, o tholos de momento irreconhecível e em recuperação profunda era o monumento mais belo e enigmático de todo o santuário. Provavelmente do séc. VI a.C., rodeado por vinte e seis colunas dóricas e profusamente decorado com grandes rosetas e pinturas com flores de acanto e cabeças de leão. Da autoria de Policleto, seria um caminho iniciático conducente ao túmulo de Esculápio.


A gratidão pelas curas, que requeriam fé genuína, era muitas vezes expressa pela oferta ao deus de um poema.


Sorrimos benevolentes. Trazemos-lhe hoje a oferenda mais genuína: toda a obra de Sophia.


 


5ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


NAXOS



A travessia para Hidra e a pequena viagem de lancha até ao restaurante do almoço à beira-mar foram o baptismo do Egeu, nesse dia translúcido de azul cobalto. A seguir foi tempo de despedida do guia grego, Panagiotis, que nos acompanhou numa volta rápida pela ilha e reencontraremos no regresso a Atenas. Embarcamos no Panorama II, belo veleiro moderno e confortável; alguns tiveram uma noite de reconhecimento das constelações circum-polares e do Zodíaco, do Leão, passando pela Virgem, Balança, Escorpião e Ophiucus, até ao Sagitário. Ainda Arcturus e Saturno.

Desembarcamos na manhã seguinte em Naxos. O guia local é um velho marinheiro que nos leva ao inacabado Templo de Apolo sobre o mar. José Pedro Serra fala sobre Teseu e Ariadne, também da intervenção de Dionísio, e quando nos propomos traduzir ao experimentado  lobo do mar ele diz-nos ter entendido tudo, pois ia seguindo as raízes greco-romanas das palavras portuguesas.

Conduziu-nos ao Templo de Deméter que domina uma paisagem verdejante e fértil – erigido para que perdure a abundância. São maravilhosas as colunas e figurinhas fragmentadas conservadas no museu em frente. As telhas do Templo e os barrotes eram igualmente do mármore cristalino da região, o que é dizer tudo sobre o culto da luz e da claridade. O canto pujante das cigarras também elas férteis era ensurdecedor.

Passamos pelas catedrais, católica romana e ortodoxa. Na primeira, “dedicada a Jesus Cristo”,  o guia faz girar um ícone reversível, representando de um lado a Virgem Maria, do outro S. João. Boa pintura dedicada a S. Roque e à Árvore de Jessé e, no pavimento, túmulos de nobres famílias venezianas que viveram na ilha.

Na segunda, depois de percorrido o “Kástro” fortificado, alonga-se o ancião sobre os legados de Catarina da Rússia e as belas peças preciosas que iluminam o culto. Foi com grande amor que nos conduziu pelo santuário que acima de tudo venera e onde deixou acesa uma vela, quem sabe se em nossa intenção.
Assombrou-nos acima de tudo o museu arqueológico, com dois belos kouroi arcaicos e uma das mais importantes colecções de figurinhas cicládicas e de cerâmicas das ilhas gregas.

Ponto alto da viagem, em muito sentidos.



 6ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


ENCONTRO COM O MINOTAURO



Depois de um atraso de rota devido a alterações de ventos, enfim Creta à vista.


Em Iraklion sabemos que afloramos um dos lugares ctónicos da procura do homem: da sua identidade, do mistério da morte, da relação com os deuses. O mito aqui entrelaçou as suas teias mais densas: o labirinto e o minotauro, o rei Minos, Dédalo e Ícaro, Teseu, Ariadne, Dionísio. Por entre as brumas do mistério da relação existente entre as civilizações micénica e minóica, as tabuinhas contendo as escritas Linear A e Linear B e a civilização cretense “lato sensu”.

Perplexos nos aproximamos pois, do “Palácio do Rei Minos”, várias vezes destruído e reconstruído ao longo dos tempos, entre o período neolítico e o séc. V da nossa era. Tremores de terra e conflagrações várias contribuíram para que tudo se confundisse quando se tentava aclarar, se aclararasse quando se voltava a confundir.

Sir Arthur Evans afirmou-se o grande reconstrutor de tão imersas ruínas, propondo versões certamente contestadas, em que pressentimos não obstante o pano de fundo de ainda mil hipóteses e especulações vindouras.

Desde o trono de alabastro que teria pertencido ao Rei Minos, às colunas reconstruídas e pintadas cor de sangue taurino, até aos surpreendentes frescos em que se inspirou a nossa arte “pop”, e que evocam o céu, a terra e o mar nos seus polvos e golfinhos, nos seus bois, nas suas ânforas, nas suas estrelas e azuis.

No momento presente é a busca da língua transcrita nas escritas Linear A e B que ocupa os melhores investigadores. Michael Ventris provou genialmente que a Linear B transcreve grego arcaico e deixou pistas conducentes a conclusão idêntica quanto à Linear A, embora quanto a esta a prova não esteja confirmada.

Tudo o que à escrita toca vai ao fundo do fundo das questões, e o cabal esclarecimento das tabuinhas encontradas em abundância nas escavações de Iraklion e do mundo micénico pode levar a conclusões imprevistas e surpreendentes quanto ao nó central de tantos fios ainda dispersos.

Embora o museu arqueológico em Iraklion estivesse parcialmente encerrado, pudémos percorrer uma extensa amostra da sua riquíssima colecção, que inclui jóias, frescos, ânforas, o célebre discos de Phaistos, o “anel do rei Minos”, a figuração dos atletas fazendo o pino no dorso de um touro ou dos malabaristas precipitando-se em saltos mortais. Numerosos achados provenientes dos túmulos que rodeiam a área das escavações completam a extraordinária colecção.

À saída, ouvi um dos viajantes comentar que o Minotauro e o Labirinto eram “aquilo”, as próprias escavações e reconstruções de Evans; que o Minotauro ali continua presente e iminente, como aliás Sophia preveniu:



“Assim o Minotauro longo tempo latente
De repente salta sobre a nossa vida
Com veemência vital de monstro insaciado”.


Neste périplo das ilhas gregas cada experiência imprimiu carácter. Houve longos percursos, o Egeu transformou por vezes o seu azul luminoso em vinoso ameaçador e o nosso belo e seguro veleiro – iate de turismo baloiça neste momento como uma casca de noz.

Vou ali já venho.



7ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


O BÚZIO DE CÓS




Está uma manhã quente, mas Cós eleva-se verdejante e fértil.

Começamos a pé pela Ágora antiga onde abundam vestígios e ruínas, entre as quais a do Templo de Hércules, de quem Hipócrates descenderia pelo lado materno. O “fundador da medicina moderna” aqui nasceu em 460 a.C. e teria plantado o milagroso gigantesco plátano que nos dá uma sombra benfazeja enquanto o evocamos. Além de ter pela primeira vez, que se saiba, classificado doenças e os quatro temperamentos psicossomáticos relacionados com os elementos da natureza, proferiu o juramento que ficou célebre.

Depois de prestar homenagem ao seu Mestre, comprometeu-se a tudo fazer que pudesse beneficiar os doentes, abstendo-se de todo o mal e injustiça. Jurou jamais ministrar venenos ou a uma mulher substâncias abortivas e protestou passar a vida e exercer a sua arte na inocência e na pureza. Baniu intenções de qualquer malefício voluntário e corruptor, sedução de mulheres ou rapazes, escravos ou livres. Prometeu nortear-se pelo segredo profissional e a discrição; nutriu a esperança de assim poder gozar a vida e o exercício da sua profissão honrado para sempre entre os homens. Mas em caso de perjúrio, que o destino lhe fosse adverso para sempre.

Esta alegria, justiça e pureza crescentes ameaçadas pela fatalidade estão no símbolo da serpente, eterna esperança de cura. De regresso ao barco vimos como da constelação da Lira, ligada a Apolo, derivam as do Hércules e do Ophiucus, esta atravessada pela infindável Serpente que nasce perto da Coroa Boreal, louro celeste dos heróis míticos. O profundo sentido da vida paira sobre as nossas cabeças dito pelas estrelas brilhantes, nas incessantes trocas entre céu e terra, em baixo como em cima.

Foi na “mediterrânica noite azul e preta” de Cós que Sophia comprou “numa venda junto ao cais / Rente aos mastros baloiçantes dos navios” o búzio que deu o título a um dos seus livros, e consigo “trouxe o ressoar dos temporais”.
No mercado vimos incontáveis búzios de múltiplas cores e espécies, conchas, esponjas e estrelas-do-mar. Mas o búzio trazido por Sophia naquela longínqua noite como a de hoje sem lua que para sempre a ligou, e nos ligou, a Cós, não ecoava afinal “o marulho de Cós nem o de Egina / Mas sim o cântico da longa vasta praia/ Atlântica e sagrada/ Onde para sempre minha alma foi criada”.

Estamos nós também na esteira do regresso.




8ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


S. JOÃO E O APOCALIPSE



Longos anos visitei, sem adivinhar o que o destino me reservava, o museu Memling no Hospital de S. João em Bruges.  Era sempre irresistivelmente atraído para o painel da direita do Tríptico de S. João Baptista e S. João Evangelista, chamado Retábulo dos dois S. Joões. Com o seu extraordinário realismo óptico, Memling representou aí a visão apocalíptica da ilha de Patmos.


Sentado numa rocha revestido de ampla túnica encarnada – esse encarnado que apenas e sempre em Memling reaparece – o santo olha em frente, com a pena mergulhada num tinteiro; ergue os olhos para o alto onde visões surgem sobre a água e sobre o céu num espectáculo novo e único para a época.


Deus está sentado num trono rodeado por colunas, um halo esverdeado e um arco-íris, “tendo o aspecto do jaspe e da sardónia” (Apoc. 4:2 – 3). Em redor sete lâmpadas acesas e sete tochas ardentes e relâmpagos que saem do arco-íris (Apoc. 4: 5 – 6). E sentam -se os vinte e quatro anciãos de que treze são visíveis, vestidos de claro e coroas de ouro (Apoc. 4:4), tangendo instrumentos vários. O trono assenta numa superfície líquida onde se reflecte “um mar límpido como cristal” (Apoc. 4:5). Deus está acompanhado por quatro animais recobertos de olhos e com seis asas, semelhantes a um leão, um touro, um homem e uma águia, “os quatro Vivos” (Apoc. 4:6-8). Toda esta visão se inscreve no círculo de um segundo arco-íris, que se reflecte no mar e liga simbolicamente ao santo.


Deus segura na mão direita um livro com sete selos (Apoc. 5:1). Pousado no mais vasto arco-íris um Anjo aponta para o livro e dirige-se a João, “digno de desvendar os selos” (Apoc. 5:2). Um Cordeiro com sete cornos e sete olhos rodeia o livro entre as suas patas (Apoc. 5:6 -7), quebra sucessivamente seis selos, e aparecem os quatro cavaleiros. O primeiro branco montado num cavalo branco a desfechar uma seta, o segundo de armadura negra num cavalo encarnado, o terceiro de longa toga sobre um cavalo preto arvora uma balança e o quarto, a Morte montada num cavalo castanho, é perseguido por uma cabeça de monstro corpulento que tritura corpos humanos contorcidos (o Hades, Apoc. 6:2 – 8).


Ao fundo vemos um eclipse do sol e estrelas cadentes. De costas para o vidente um Anjo incensa Deus, de joelhos em frente de brasas que serão lançadas sobre a terra (Apoc. 8:3 – 5) e provocarão sismos. À direita um Anjo colossal de pernas de fogo, rosto ardente como o sol, rodeado pelo arco-íris, um livro na mão (Apoc. 10: 1 – 2).


No alto do céu a Virgem e o Menino que escapará ao ataque do dragão de fogo com sete cabeças graças à intervenção de um Anjo. A cauda do dragão varre estrelas cadentes e estas por seu lado prenunciam novas catástrofes.


Toda a obra de Memling exprime misticismo e devoção, uma nova organização aberta e límpida do espaço, a cristalização perfeccionista do retrato na procura de uma beleza platónica.


Depois do desembarque, ao sair da gruta onde se desenrolava uma cerimónia religiosa segundo o rito ortodoxo, olhei em frente e deparei com o cenário do Apocalipse. O mesmo mar translúcido, os mesmos ilhéus e enseadas, a vegetação variada. Não duvidei por um instante que o santo que sobrevivera à tortura do azeite escaldante e ficara incólume ao beber uma taça de veneno se sentara sobre aquela mesmíssima rocha enquanto ouvia o  que o pintor flamengo transcreveu.


Patmos é um desses lugares em que céu e terra se interpenetram com tal intensidade que a evolução do mundo acontece num refinamento que os séculos vindouros decifrarão.


Das preciosidades, os maravilhosos ícones, um “Ecce Homo” do Greco, os códices púrpura e as bulas douradas do Santo Mosteiro falaremos mais tarde, dissipada que seja a magia desta vivência que apenas talvez computadores quânticos pudessem abordar.


Mas falta o Minotauro, não ficou em Creta. A guia, no seu genuíno inglês de Oxford, implorava que não nos dispersássemos, pois o acesso ao coração da ilha passa por uma estrutura de inextricáveis labirintos, protecção contra os piratas. Repetiu vezes sem conta a palavra “maze”.


 


Chegados ao cimo, na praça, deparo com um hermético edifício de estrutura vetusta e janelas assimétricas, portadas azuis cerradas, encimado por nichos de pedra cegos. Fita-me como colosso pronto a investir. Pergunto quem é. Sabe e não sabe. Ali acaba o Labirinto.


9ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


O POVO DAS ESTÁTUAS



Idealizado pelo arquitecto suisso Bernard Tschumi, o novo museu da Acrópole, inaugurado em 2009, é uma estrutura de vidro, aço e betão concebido com tal rigor matemático  que a luz grega, na sua exactidão e nas suas transparências, volta a irradiar o mundo.

Desde a entrada, em frente da larga escadaria, e cada vez que uma nova perspectiva se depara, pensamos na  Electra de Sófocles: “Ó pura luz, e tu planície do ar criada à medida exacta da terra”.

No espaço das antiguidades arcaicas os corpos das estátuas, libertos das habituais peias  dos museus e como que imobilizados no seu sorriso por um estranho sortilégio, parecem respirar uma felicidade humana.

No espaço imenso dedicado ao Parthenon os frontões as métopes e os frisos -originais, vestígios ou reconstituições, mármores ou gessos, emanam a sua luz própria, sem que de nós se apodere nenhuma noção de perca, antes surja uma nova exaltação graças à mestria com que foram diferenciados materiais e colmatadas  lacunas.

A sucessão de cavalos e cavaleiros, de joelhos proeminentes prodígios de escultura, muitos atribuídos a Fídias; a sequencia dos efebos portadores de hídrias destinadas ao sacrifício em honra de Atena, contrastam,  no seu ímpeto e no seu fogo, com algumas métopes de grandes hiatos, pontos de interrogação numa escrita que desafia os tempos.

Olhado de cima, a partir do Parthenon, o novo Museu, na sua bela e discreta proporção, parece uma lanterna mágica pronta a iniciar o seu espectáculo onírico.

Não creio que se deva perpetuar o esforço da Grécia para rehaver as métopes que Lord Elgin levou para Londres e figuram no British Museum. É verdade que atitude semelhante levou à repatriação de preciosas jóias desaparecidas dos túmulos micénicos de Aidonia, importante património da idade do Bronze muito esclarecedor  sobre as relações existentes entre centros micénicos e Creta e que em 1993 apareceu à venda por preços ditirâmbicos numa galeria de arte em New York. Mas os ingleses também fizeram prodígios na conservação das maravilhas à sua guarda, reinstaladas quando a nova cúpula de vidro de Norman Foster encabeçou uma profunda renovação no British Museum a as esculturas do Parthenon aí passaram a desfilar e respirar connosco corpo a corpo na sua insuperável beleza. É o espírito da Grécia que se expande e aquece com a luz do Egeu latitudes mais sombrias.


Quando em  1990 viajámos à Sicília, uma noite numa praça em Palermo, Sophia contemplava uma fonte de muitas estátuas profusamente iluminadas. As estátuas enchiam e transbordavam a fonte, quase enchiam a praça. Disse-me num sorriso: “O povo das estátuas!”. Nunca esqueci e com ela, com esse sorriso e com esse espírito, percorri o novo Museu.


À saída reparei que engrossara substancialmente a multidão de visitantes,  na sua maioria jovens. Ao poder dispersar-se entre a grande escultura que marcou a nossa civilização, ao senti-la reviver, conviver com ela, sentir-lhe a divina humanidade, esta nova geração a outros títulos tão conturbada poderá encontrar um novo Sol, alegria, um novo alento.

De novo me ocorreu Sophia, agora por escrito: “A Grécia permanece porque é actual: porque está na pedra, na luz, na noite, no bosque, no liso do mar, na curva da vaga. É nesse sentido que Byron diz que o sol é grego.”


Respiro fundo, a caminho do aeroporto. “Heureux qui, comme Ulysse, a fait un beau voyage”.


 


10ª Crónica de Alberto Vaz da Silva na Grécia de Sophia


YIROLAS



Desembarcados que fomos em Naxos, todos rumámos ao Templo de Apolo sobre as águas, simbolizado por um pórtico recortado no azul e muito mármore jacente. Quase nem demos pelo guia que se nos foi juntando pouco a pouco, discreto e seguro, com um discurso ligado e sereno. Fez a sua vida no mar, é reformado, “sempre destacado para receber VIP”. Nenhum arroubo, fundo severo, tudo o que viveu e sabe está à vista, “não precisa de livro nem de arquivos”.


Já relatei na quinta crónica como, depois de ouvirmos uma muito completa dissertação de José Pedro Serra sobre o mito que envolveu Teseu, Ariadne, o Minotauro e o aparecimento de Dionísio junto a Naxos enquanto Teseu quebrava a palavra dada e se fazia ao mar, o Professor se propôs traduzir o que acabava de dizer em intenção de Yirolas. Este declinou cortesmente, compreendera tudo, seguiu a exposição mergulhando fundo, até às raízes greco- romanas das palavras. Acrescentou mais tarde, perante a minha admiração, que sempre assim agiu na vida, residindo o seu segredo na profundidade e rapidez da imersão.


Falhámos o encontro com a pessoa que nos ia abrir a catedral ortodoxa. Foi a casa do bispo e pudemos voltar à tarde. Aqui revelou a qualidade do seu coração e uma sensibilidade requintada ao afagar cada ressalto, exaltar a preciosidade de pedras e metais, descrever um ícone raro, acender uma vela votiva misteriosa.



Fez absoluta questão de que não deixássemos de subir ao Templo de Deméter que domina a parte mais fértil da ilha e acompanhou- nos ao pequeno museu em frente para melhor contemplarmos o mármore cristalino da região. Conduziu-nos depois pelos dédalos da cidade antiga até à catedral “dedicada a Jesus Cristo” e ao museu das peças mais raras. Tudo com a mesma convicção, o mesmo sorriso interior.


Ao voltarmos, chegámos à conclusão de que somos exactamente da mesma idade. Disse eu: “estamos a envelhecer”. Respondeu ele: “claro que somos velhos. Mas todos os dias vou nadar e ver os meus netos”.

Despedimo-nos com um aperto de mão terra-a-terra, ático, ético. Trago-o à colação porque foi ele que preferi em toda a viagem. “Um homem pode enganar-se na sua parte de alimento mas não pode enganar-se na sua parte de palavra.” Sophia, mas também Jorge Luís Borges:


“Diz-se que Ulisses, saciado de prodígios,
Chorou de amor ao ver a sua Ítaca
Verde e modesta; e a arte está nesta Ítaca
De verde eternidade, não de prodígios”.


Encontrei o velho Ulisses.



26 de Junho de 2013


 





A GRÉCIA DE SOPHIA
 
de 6 a 16 de Junho 2013

Guias:

Guias: Maria Andresen de Sousa Tavares
Professora Universitária – Literatura Portuguesa (FLUL)
José Pedro Serra
Professor Universitário – Estudos Clássicos (FLUL)


FOI NO MAR QUE APRENDI

Foi no mar que aprendi o gosto da forma bela
Ao olhar sem fim o sucessivo
Inchar e desabar da vaga
A bela curva luzidia do seu dorso
O longo espraiar das mãos de espuma

Por isso nos museus da Grécia antiga
Olhando estátuas frisos e colunas
Sempre me aclaro mais leve e mais viva
E respiro melhor como na praia


Sophia de Mello Breyner Andresen
(in Obra Poética – o Búzio de Cós e outros poemas)


Delfos, Atenas, Cabo Sunion, Idra, Olympia, Corinto, Epidauro – nomes de uma recorrente peregrinação poética: na Grécia Sophia procurou com avidez o encontro com uma plenitude da terra, um intrínseco sentido do mundo, no enredo dos mitos e nos seus deuses, na luz, no pão, na carne das estátuas, no brilho do mar, nas noites do Egeu e nas deslumbradas manhãs das ilhas. (Maria Andresen de Sousa Tavares)


É a Grécia, essa antiquíssima Grécia das prateadas montanhas de oliveiras recortadas no claro azul do céu, a Grécia dos casarios brancos que mergulham no mar, a Grécia das colunas, dos teatros e das sagradas ruínas que, sob o olhar indicativo da poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen, visitaremos, cruzando o nosso e esse outro tempo, banhando-nos na luz de uma cultura que nunca deixou de ser nossa. (José Pedro Serra)

Por se tratar de uma viagem que, começando na Grécia Continental, segue, por mar, pelas ilhas de Idra, Creta, Naxos, Patmos e Cós, numa embarcação fretada para o nosso grupo, existe um número máximo de participantes (máximo de 21 quartos) e este facto é gualmente determinante no preço que, naturalmente, varia com o número de pessoas inscritas.


Preços, condições e prazos sob consulta no CNC – Helena Serra (213466722 ou hserra@cnc.pt)





PROGRAMA



Dia 6 – quinta feira
Lisboa/Atenas
Partida de Lisboa com escala em Amesterdão ou Paris.
Passagem por Praça Syntagma, Parlamento, Universidade, Casa de Heinrich Schliemann, Academia Nacional e Praça Omonia.
Check-in jantar e alojamento no Crowne Plaza***** http://www.cpathens.com


Dia 7 – sexta feira
Atenas / Cabo Sunion / Atenas
Pequeno-almoço no hotel
Visita à Acrópole – Templo de Zeus, Arco do Imperador Adriano, Aeropolis. Templo de Nike Wingless, o Erechtheion, Propylea e o Parthénon
Almoço no restaurante Kuzina e viagem pela costa até Cabo Sunion
Visita ao Templo de Poseidon
Jantar no restaurante Garbi, em Kavouri
Regresso a Atenas e alojamento no Hotel


Dia 8 – sábado
Atenas – Delfos
Pequeno-almoço e check-out do hotel.
Viagem até Delfos com visita ao Mosteiro de Hossios Louckas
Almoço em Delfos no restaurante Epikouros
Tarde visita ao museu Arqueológico de Delfos
Check-in, jantar e alojamento no hotel Apollonia**** http://www.hotelapollonia.gr/


Dia 9 – domingo
Delfos
Pequeno-almoço e visitas em Delfos: santuário de Apolo, santuário de Athena Pronea,
Almoço na taverna To Patriko Mas
Continuação das visitas em Delfos
Jantar e alojamento no Hotel Apollonia****


Dia 10 – segunda feira
Delfos / Olímpia / Epidauro
Pequeno-almoço, check-out e partida em direcção a Olímpia
Almoço no restaurante Touris Club
Visita às ruínas da Antiga Olímpia e museu arqueológico
Viagem até Epidauro / Tolo
Chek in, jantar e alojamento em Tolo no Hotel Fliisvos Royal Tolo*** http://www.flisvoshotel.gr


Dia 11 – terça feira
Epidauro / Idra / (Creta)
Pequeno-almoço e check-out do hotel
Visitas em Epidauro – teatro, santuário
Viagem até à ilha de Idra
Almoço em Idra no restaurante Enalion
Visitas em Idra
Check-in e jantar a bordo em Cruzeiro exclusivo no barco Panorama II (http://www.varietycruises.com/english/variety/ship/sc-panorama-ii/16#.URUrMGfDmsE)

Viagem nocturna para Creta


Dia 12 (quarta-feira)
Creta / (Cós)
Pequeno-almoço a bordo
Chegada visitas e almoço em Creta
Visitas em Iraklio: Palácio de Knossos (e museu Arqueológico)
jantar a bordo e viagem nocturna em direcção a Cós


Dia 13 (quinta-feira)
Cós / (Patmos)
Pequeno-almoço a bordo
Visitas em Cós: sítios arqueológicos – antiga Agora, altar de Afrodite, templo de Hércules, basílica cristã, plátano de Hipócrates, Mesquita de Gazi Hassan Pasha, mosaicos de “House of Europa” Templo de Dionísio.
Almoço em Cós no restaurante Elia
Continuação de visitas em Cós
Jantar a bordo e viagem nocturna até Patmos


Dia 14 (sexta feira)
Patmos – (Naxos)
Pequeno-almoço a bordo
Visita ao Mosteiro de São João e Centro histórico de Chora
Almoço
Tarde livre
Jantar a bordo e viagem nocturna até Naxos


Dia 15 (sábado)
Naxos – (Piraeus/Atenas)
Pequeno-almoço a bordo
Visitas em Hora e na ilha incluem a área de Bourgos e Kastro (com a catedral), Templo de Dimitra e Santuário de Gyroula
Almoço na Vila Sangri
Jantar a bordo e viagem nocturna até Piraeus


Dia 16 – Atenas – Lisboa
08h00 Pequeno-almoço a bordo
Desembarque na Marina Zeas e transfer ao Novo Museu da Acrópole
Almoço e transfer ao aeroporto
17h15 partida do voo KLM em direcção a Lisboa com escala em Amsterdão



Fim da viagem

NOTA: este é um programa provisório que poderá sofrer alterações, nomeadamente restaurantes e hotéis que, a serem alterados, serão de categoria similar.

Mais informações: hserra@cnc.pt / www.cnc.pt | Tel. 21 346 67 22


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