PICOO
Ciclo de Conferências
“Portugal Atlântico, Europeu e Lusófono: Uma Nação de Portas Abertas”
A presença dos Portugueses no mundo não é mais do que um reflexo de uma certa curiosidade tipicamente portuguesa, misturada com um empreendedorismo aventureiro, uma vontade inata de procurar descobrir onde nos leva o caminho. E, historicamente, o caminho levou-nos para todos os cantos do globo, desde o Oceano Atlântico e Mar Mediterrâneo ao Oceano Índico, do Mar do Sul da China até ao Oceano Pacífico.
A PICOO, (Plataforma Intercultural Ocidental Oriental), como iniciativa cultural que visa a comunicação e a cooperação para a coesão social, a consciência ética e a pluralidade, procura abordar diferentes perspectivas da diversidade cultural Portuguesa. Com este intuito a PICOO encetou, em Novembro de 2012, um ciclo de conferências subordinado ao tema “Portugal Atlântico, Europeu e Lusófono: Uma Nação de Portas Abertas”.
É, pois, com todo o prazer que o convidamos a assistir à terceira Conferência deste Ciclo, a ter lugar no CNC – Centro Nacional de Cultura, Rua António Maria Cardoso, 68, Lisboa:
7 de Fevereiro de 2012
Conferência: 18:30 – 19:30
Oradora: Mestre Anabela Leandro dos Santos
Tema: “Tratos e amizades”: chineses e portugueses nos mares do sul da China (século XVI)
A Crónica Anónima do Descobrimento e Conquista da Índia pelos Portugueses fornece-nos a descrição daquilo que foi o primeiro contacto em Malaca, entre portugueses e chineses, celebrado com uma lauta refeição em conjunto, que causou impressões bem diversas nos seus intervenientes. Não obstante os olhares europeus e asiáticos poderem ter reparado em coisas distintas, ambos olharam na mesma direcção: este foi o intróito para o negócio de mercador ias e o acordo de preços, o assentamento de tratos e amizades.