Ciclo “Portugal: o presente tem futuro?”
Fernando Ulrich em jantar-debate
a 6 de fevereiro no Grémio Literário
É retomado no próximo dia 6 de fevereiro, o ciclo de jantares-debate, promovido pelo CPI, CNC e Grémio Literário, subordinado ao tema “Portugal: o presente tem futuro?”, tendo Fernando Ulrich, presidente do BPI, como orador convidado. Os jantares decorrem na Biblioteca do Grémio Literário.
Fernando Ulrich, antigo jornalista, é reconhecido pela sua frontalidade e capacidade de antecipação aos acontecimentos, com uma influência predominante na sociedade portuguesa e, em particular, no dominio económico e financeiro, áreas da sua especialidade.
Com um visceral sentido de independência, Fernando Ulrich tem sabido preservar uma notória equidistância em relação aos vários poderes em confronto, mantendo-se uma voz livre e crítica sempre que sente ser seu dever de cidadania fazê-lo.
Fernando Ulrich, nascido em Lisboa em 1952, cresceu num meio familiar ligado ao setor financeiro. O avô paterno era administrador do Banco de Portugal e o materno estava ligado à corretagem e aos seguros.
Fernando Ulrich fez os estudos primários e secundários na Escola João de Deus, no Monte Estoril, seguindo para o Instituto Superior de Economia e Gestão. Ainda estudante do ISEG, entrou para a redação do Expresso, onde veio a ser responsável pela secção de Mercados Financeiros, assinando textos com o pseudónimo de Vicente Marques.
Do seu curriculo consta, ainda, uma passagem pelo Secretariado para a Cooperação Económica sendo, posteriormente, assessor do embaixador de Portugal junto da OCDE, em Paris, como responsável pelos assuntos económicos e financeiros. Mais tarde, exerceu as funções de chefe de gabinete dos ministros das Finanças e do Plano dos governos Balsemão, respetivamente, João Morais Leitão e João Salgueiro.
Transitou, em 1983, do gabinete ministerial para a Sociedade Portuguesa de Investimentos, com Artur Santos Silva, que veio a dar origem ao BPI, e onde assumiu as funções de diretor-geral. Posteriormente, ocupou os cargos de vice-presidente do Conselho de Administração e de presidente da Comissão Executiva do Banco Português de Investimento, bem como de presidente do Conselho de Administração do Banco de Fomento de Angola.
Em abril de 2004, Fernando Ulrich tornou-se presidente do BPI.
Identificado publicamente com o PSD e fundador da iniciativa “Compromisso Portugal”, Fernando Ulrich não se tem furtado à polémica, em particular, quando estiveram em causa algumas propostas radicais em matéria laboral.
Recorde-se que já intervieram neste Ciclo de jantares-debate, Guilherme d`Oliveira Martins, Vasco Graça Moura, Marcelo Rebelo de Sousa, António Barreto, João Bosco Mota Amaral e José Silva Peneda.
“Portugal: o presente tem futuro?” constitui, assim, uma proposta de reflexão e de intervenção aberta à participação dos associados das três instituições que se juntaram na organização do ciclo.
Venha debater o futuro e jantar connosco.
As inscrições para os associados do CNC interessados no jantar-debate estão abertas através do telefone 213 466 722 ou do endereço de email tferreiragomes@cnc.pt