Notícias

Bucareste recebeu a cerimónia dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2024

Cerimónia dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2024 © Josef Rabara / Europa Nostra

Os vencedores dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2024, o maior galardão da Europa neste domínio, foram homenageados no dia 7 de outubro, numa cerimónia realizada no icónico Ateneu Romeno em Bucareste, na Roménia. A cerimónia deste ano foi co-organizada por Iliana Ivanova, Comissária Europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e pelo Prof. Dr. Hermann Parzinger, Presidente Executivo da Europa Nostra.

A sessão reuniu cerca de 800 profissionais da área do património, voluntários, entusiastas e apoiantes de toda a Europa. Entre os convidados encontravam-se o Prof. Dr. Sergiu Nistor, Conselheiro Presidencial; Raluca Turcan, Ministro da Cultura da Roménia; e o Dr. Nicușor Dan, Presidente da Câmara de Bucareste. A cerimónia foi o ponto alto da Cimeira do Património Cultural Europeu 2024, que se realizou em Bucareste de 6 a 8 de outubro. Organizada pela Europa Nostra e co-financiada pelo Programa Europa Criativa da União Europeia, a Cimeira de Bucareste realizou-se sob o Alto Patrocínio do Presidente da Roménia.

Durante a cerimónia de entrega dos prémios, foram anunciados os cinco vencedores do Grande Prémio e o vencedor do Prémio Escolha do Público para 2024, que recebem um prémio monetário de 10.000 euros cada um. Os vencedores do Grande Prémio foram selecionados entre os 26 vencedores deste ano de 18 países europeus e pelo Conselho de Administração da Europa Nostra, com base na recomendação de um júri independente de peritos.

Os vencedores do Grande Prémio de 2024 são:

Mina Histórica de Ignacy, Rybnik, POLÓNIA
Grande Prémio de conservação e adaptação a novos usos
Trata-se de um projeto de renovação único no local de uma antiga mina de carvão, uma das mais antigas da Polónia, fundada em 1792. Graças aos esforços conjuntos dos antigos mineiros, da cidade de Rybnik, do Estado polaco e dos fundos da UE, o complexo foi salvo e adaptado a novas funções como centro cultural e recreativo. Serve de exemplo inspirador para outras minas de carvão na Europa que estão a ser encerradas.

Igreja Saxónica em Alma Vii, ROMÉNIA
Grande Prémio de conservação e adaptação a novos usos
Este projeto restaurou um marco cultural que simboliza séculos de história e artesanato na pitoresca aldeia de Alma Vii, na Transilvânia. O restauro abrangente não só preservou a integridade arquitetónica e histórica da igreja, como também capacitou a comunidade local e promoveu o desenvolvimento do turismo sustentável.

Esquema de Edifícios Agrícolas Tradicionais, IRLANDA
Grande Prémio de educação, formação e competências
O principal objetivo deste regime nacional é ajudar os agricultores a reconhecer o valor cultural dos edifícios agrícolas tradicionais. Os participantes são apoiados na aquisição de competências que lhes permitam realizar reparações para devolver os edifícios ao uso funcional da quinta. Mais de 1.000 edifícios foram reparados desde a criação do esquema em 2008.

Reabilitação da Torre Tsiskarauli pelos cidadãos, Akhieli, GEÓRGIA
Grande Prémio de envolvimento e sensibilização dos cidadãos
Ao longo de três anos, 46 cidadãos georgianos e internacionais trabalharam com peritos técnicos e artesãos tradicionais para restaurar a Torre Tsiskarauli. O projeto chamou a atenção para a comunidade remota de Khevsureti e sensibilizou para o valor do património georgiano dentro do património europeu.

Sociedade dos Amigos das Antiguidades de Dubrovnik, CROÁCIA
Grande Prémio Campeões do Património
Desde 1952, esta associação da sociedade civil tem financiado e concluído projetos de investigação e conservação dos monumentos de Dubrovnik, incluindo as muralhas da cidade. A Sociedade esteve intimamente envolvida na inclusão da Cidade Velha de Dubrovnik na Lista do Património Mundial da UNESCO em 1979. Desde então, tem desempenhado um papel vital na garantia da salvaguarda e valorização deste sítio excecional.

A notável reabilitação da Igreja Saxónica de Alma Vii, na ROMÉNIA, é a grande vencedora de 2024: recebeu o Grande Prémio e o Prémio Escolha do Público 2024. Esta iniciativa impressionante obteve o maior número de votos através de uma votação online com a participação de cerca de 10.000 cidadãos de toda a Europa.

A Cerimónia dos Prémios do Património Europeu contou com a atuação musical ao vivo do conjunto sinfónico romeno Violoncellissimo, dirigido por Marin Cazacu. A cerimónia realiza-se anualmente no âmbito da Cimeira Europeia do Património Cultural. Co-financiada pela União Europeia, a Cimeira de Bucareste é organizada pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, em estreita colaboração com o Ministério da Cultura da Roménia, a cidade de Bucareste, a Ordem dos Arquitetos da Roménia, a Fundação Pro Patrimonio, a Associação Monumentum, a Associação ARA – Arquitetura. Restauro. Archeology, a Associação ARCHÉ e muitas outras organizações e parceiros do património cultural, tanto públicos como privados.

O convite à apresentação de candidaturas para os Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2025 está já aberto. As candidaturas podem ser submetidas online em www.europeanheritageawards.eu até 20 de novembro de 2024.

Subscreva a nossa newsletter