O Património
Cultural Religioso
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Verifica-se, na actualidade, o
crescimento de uma nova sensibilidade e valorização do património cultural, em
particular nas suas expressões histórico-artística e
documental.
Cabendo à Igreja Católica a
titularidade da parte substancial desse património cultural português, torna-se
imperioso conhecer e valorizar o vasto manancial de bens culturais de cariz
religioso e apreender os conteúdos veiculados pela arte religiosa, referência
indispensável para se compreender a nossa identidade cultural.
Tendo em
conta o pluralismo na área em questão, o estudo do património cultural religioso
incluirá a vertente multi-religiosa.
Com o presente curso pretende-se
proporcionar aos participantes, pela reflexão teórica e a observação directa,
sensibilização, conhecimento e compreensão do património cultural religioso como
linguagem simbólica e expressão de identidade cultural.
Temas:
– Os
bens culturais da Igreja
___ * D. Tomaz Silva Nunes -Bispo Auxiliar de
Lisboa
___ * Cón. Armando Duarte – Director do
Departamento dos Bens Culturais do Patriarcado de Lisboa
– Valor
estético, catequético e cultural do património religioso
___ * Emília Nadal -Pintora
-O espaço do culto:
finalidades, organização, simbologia
Painel com a participação de diversas
confissões religiosas:
___ * P. Dr. Luís Manuel
Pereira da Silva (Igreja Católica)
___ * Esther
Mucznik (Comunidade Israelita de Lisboa)
___ *
Sheikh Munir (Mesquita Central de Lisboa)
-Património religioso e
responsabilidade da comunidade humana: valorização, conservasão,
produção
___ * Arqº Angelo Costa Silveira
-Direcção-Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais
___ * O
património ao vivo -visita de estudo à Sé Patriarcal
com os Historiadores Dr.
José Luís Maltins de Matos, Professor na Universidade Lusófona, e Dr. João
Carlos Pires, Professor de Educação Moral e Religiosa Católica na Escola
Secundária Pedro Nunes
Metodologia: O curso inclui sessões
teóricas semanais de lh 30 e termina com uma visita de estudo com a duração de
3h.
Coordenador: Departamento de Bens
Culturais do Patriarcado
Horário: 5ªs feiras -18h30/20hOO
Duração: 5
sessões (ultima sessão -15/02/03 -visita) -início a 23 de
Janeiro
Esoterismo e
Politica
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Temas:
a) “O
Esoterismo e as suas manifestações políticas -séc. XVII-XX”:
A Rosa-Cruz, a crise de consciência europeia e a utopia da
Sociedade Ideal;
b) a Franco-Maçonaria especulativa entre os Iluminismos
místico e racionalista;
c) O Socialismo utópico (Fourier, etc.) e o
esoterismo;
d) A Sociedade Teosófica, o sufragismo feminista, o “parlamento
das religiões” e a luta anti-colonial indiana;
e) A Sinarquia e Saint-Yves
d`Alveydre;
f) o Catolicismo gnóstico de Vintras e o esotérico do Barão de
Sarachaga (Hieron de Vai d?Or);
g) O “comunismo espiritualista” de
Jollivet-Castellot (Sociedade Alquímica de França);
h) René Guénon e a
crítica da modernidade;
i) o “fascismo esotérico” de Julius Evola;
j) as
“raízes ocultas” do Nazismo;
k) as componentes esotéricas da contracultura do
New Age;
I) milenarismos, messianismos e apocaliptismos de raíz
esotérica.
Coordenador: José Manuel
Anes
Horário: 4ªs feiras -18h30/20h00
Duração: 11 sessões – início a 22 de
Janeiro
Atelier de
Teatro
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” O teatro não é uma matéria que
se
Ensina, é uma matéria que se vive “
Peter Brook
Este curso prático de iniciação ao
Teatro é dirigido a pessoas que queiram desenvolver as suas capacidades
criativas no âmbito profissional e/ou pessoal, tomar consciência e melhorar os
níveis de comunicação e de relação consigo e com os outros através do jogo
dramático, nomeadamente, estudantes, monitores, quadros, professores ou mesmo
amantes e curiosos do teatro.
Na sequência do trabalho desenvolvido no curso
de iniciação ao Teatro, realizado em Novembro de 2002, iremos aprofundar alguns
dos aspectos já abordados. O corpo, a voz e a imaginação -através de exercícios
de descontracção, desinibição, relação, dicção, improvisação e composição, numa
aproximação ao mundo dos sentidos e ao jogo dramático. Privilegiar o trabalho
com o texto, e a relação justa e coerente da sua interpretação, do prazer de
comunicar, pela palavra e pelo gesto. Descobrir pela Arte o mundo de
possibilidades, tão diversas e ricas, quanto a variedade humana.
Como suporte
de todo este trabalho, o texto: texto dramático, texto não dramático e texto
lírico, com análise e leitura colectiva.
O curso poderá culminar com a
apresentação de um exercício final, a partir de um texto escolhido.
Coordenadora: Silvina Pereira
Horário:
5ªs feiras
-19h/20h30
Duração: 10 sessões -início a 23 de Janeiro
História
Contemporânea de Portugal
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Temas:
Sessão
1
Século
XX Português: da Autarcia à Abertura
Portugal
à procura do ritmo europeu.
Sessão
2
Primeira
Republica ou herança do Século XIX.
A Crise
do Pós-Guerra e a génese do autoritarismo.
O
Estado Novo: da ditadura militar à aprovação da Constituição de 1933. A
disciplina financeira e a autocracia.
Sessão
3
As
guerras europeias e o oásis português
Oportunidades e riscos.
A
vitória das democracias em 1945 e os equívocos da “democracia orgânica”.
Do Armistício à candidatura
de Humberto Delgado.
Sessão
4
A
abertura económica e a reconstrução europeia. As “linhas de defesa”, e o
regresso aos mercados internacionais, o plano da electrificação e o novo rumo.
A
opção europeia e o problema colonial. O isolamento de Portugal na ordem
internacional e o fomento económico.
Sessão
5
A
abertura bloqueada: de Marcelo Caetano ao lançamento das bases da
Democracia.
A
Constituição de 1976: da Revolta de Abril à consolidação democrática. O
compromisso constitucional e o regime democrático.
Sessão
6
Um
balanço do século: a democracia e os factores de mudança. A opção europeia de
Portugal. Desafios do “milénio”.
Coordenador:
Guilherme d`Oliveira Martins
Horário:
6ªs feiras: 18h30/20h00
Duração: 6 sessões * Início a 7 de Fevereiro