Destaque

Veneza recebeu a cerimónia dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2023

Os vencedores dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2023, a maior distinção da Europa nesta área, foram celebrados num evento realizado no icónico Palazzo del Cinema, no Lido, em Veneza. A Cerimónia deste ano foi realizada na presença de Cecilia Bartoli, a meio-soprano de renome mundial e presidente da Europa Nostra. Margaritis Schinas, Vice-Presidente da Comissão Europeia para a Promoção do Modo de Vida Europeu, dirigiu-se ao público de cerca de 700 pessoas ligando-se em direto a partir de Bruxelas. A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, felicitou os vencedores através de uma mensagem em vídeo. A cerimónia foi o ponto alto da Cimeira do Património Cultural Europeu 2023, que decorreu entre 27 e 30 de setembro na Cidade Património Mundial de Veneza. Foi organizada conjuntamente pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, e pela Comissão Europeia em parceria com a cidade de Veneza.

Os representantes dos projetos Tetos Mudéjares da Sé Catedral do Funchal, Madeira (categoria Conservação e Adaptação a novos usos), Salvaguarda da técnica de pesca artesanal “Arte-Xávega” (categoria Pesquisa), o Projeto Almada, Lisboa (categoria Envolvimento e sensibilização dos cidadãos), assim como o percurso do arqueólogo Cláudio Torres (categoria Campeões do Património), as quatro propostas de Portugal reconhecidas este ano, receberam nesta ocasião as respetivas distinções.

Durante a cerimónia foram anunciados os cinco vencedores do Grande Prémio e o vencedor do Prémio Escolha do Público. Os vencedores foram selecionados entre as 28 realizações exemplares de património de 20 países europeus. Os vencedores do Grande Prémio, escolhidos por um júri de peritos e pela Direção da Europa Nostra, receberão 10.000€ cada um.

“Que alegria é estar em Veneza nesta noite de celebração dos vencedores dos Prémios do Património Europeu/Prémios Europa Nostra. Todos os anos, os nossos vencedores trazem esperança e inspiração para todos nós. A variedade em termos de conteúdo e abrangência geográfica dos projetos, o seu alcance e natureza individual refletem perfeitamente a riqueza e a diversidade da nossa cultura. As pessoas que se dedicam de coração e com energia a estes projetos são embaixadores convincentes de como salvaguardar, restaurar e melhorar o património cultural da Europa”, disse Cecília Bartoli felicitando os vencedores.

Os vencedores do Grande Prémio de 2023 são:

Jardins Reais de Veneza, ITÁLIA
Categoria – Conservação e adaptação a novos usos
Após complexas obras de renovação, estes jardins abandonados da era napoleónica ganharam uma nova vida e a sua ligação arquitetónica com a Praça de São Marcos foi restabelecida. Hoje são um belo oásis ecologicamente sustentável que pode ser apreciado por todos.

Ponte sobre o rio Deba, Guipúscoa, ESPANHA
Categoria – Conservação e adaptação a novos usos
A notável reabilitação desta ponte de pedra do século XIX, um exemplo requintado de engenharia civil, exigiu uma extensa pesquisa histórica de materiais e técnicas esquecidas e beneficiou de uma cooperação técnica interdisciplinar.

ACTA VISTA, Marselha, FRANÇA
Categoria – Educação, formação e competências
 
Desde a sua criação em 2002, esta associação tem desenvolvido projetos de formação em património, envolvendo 5.000 indivíduos que se encontravam à margem do mercado de trabalho. A sua abordagem inovadora, que combina formação para cidadãos vulneráveis, apoio social e uma dimensão cultural acessível a todos, não tem paralelo na Europa.

Museu de Literatura da Irlanda (MoLI), Dublin, IRELAND
Categoria – Envolvimento e sensibilização dos cidadãos
O Museu de Literatura da Irlanda celebra o património literário do país e inspira as gerações futuras a envolverem-se com a arte de escrever e ler. A sua abordagem participativa tem como objetivo desconstruir as perceções elitistas da literatura.

Salvar o Património Cultural Ukrainiano Online (SUCHO), UCRÂNIA/PROJETO INTERNATIONAL 
Categoria – Campeões do Património

Nos primeiros meses da guerra na Ucrânia, a rede de voluntários a nível mundial SUCHO, arquivou mais de 50 TB de dados de instituições culturais ucranianas. A sua rápida resposta é um exemplo impressionante do poder da ação coletiva numa situação de crise.

Prémio “Escolha do Público” 2023

O Prémio Escolha do Público, igualmente no valor de 10.000 euros, foi para a Via Transilvânica, na Roménia, “um projeto notável que estabeleceu o percurso pedestre mais longo da Roménia, abrangendo mais de 1.400 quilómetros e ligando 12 locais classificados como Património Mundial, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)”, explica a organização. 

Esta iniciativa apresentou-se na categoria Envolvimento e Sensibilização dos Cidadãos e obteve “o maior número” de escolhas, “através de uma votação ‘online’ com a participação de cerca de 27.000 cidadãos de toda a Europa”. 

Cerimónia em Veneza © Josef Rabara / Europa Nostra

Para a Cerimónia de Entrega dos Prémios, a Europa Nostra associou-se à ACE – Association des Cinémathèques Européennes e à Direção-Geral de Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologia da Comissão Europeia (DG Connect) para destacar a excelência do património e as melhores práticas na Europa no domínio do cinema e cultura.

Ao longo da cerimónia foram projetadas partes de curtas-metragens de Georges Méliès (1904-1906) e “Os Palhaços” (1970) de Federico Fellini. Dois dos excertos dos filmes foram acompanhados por música ao vivo, interpretada por um quarteto de violinos da Orquestra Juvenil da União Europeia (EUYO). Os filmes restaurados foram apresentados no âmbito do programa financiado pela UE, Uma Temporada de Filmes Clássicos.

A cerimónia foi o maior evento da Cimeira do Património Cultural Europeu 2023 organizada pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura, em parceria com a Comissão Europeia e com o apoio do programa Europa Criativa da União Europeia.

Coincidindo com o 60º aniversário da Europa Nostra, a Cimeira de 2023 aconteceu na Cidade Património Mundial de Veneza. A escolha de Veneza tem um valor altamente simbólico. A história europeia e o significado desta cidade histórica, combinados com a sua beleza deslumbrante mas frágil, sempre estiveram no centro da missão da Europa Nostra.

Subscreva a nossa newsletter