Através do protocolo hoje assinado, o Ministério da Defesa Nacional e o Centro Nacional de Cultura reconhecem o benefício mútuo da preservação e divulgação do património intelectual do Instituto de Estudos Estratégicos Internacionais.
A Presidente do Centro Nacional de Cultura, Maria Calado, e a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, assinaram um Protocolo de Colaboração para a divulgação e disponibilização de documentos do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI).
O presente Protocolo permite dar continuidade ao projeto de divulgação e disponibilização do acervo documental do IEEI, iniciado em 2019, com o objetivo de preservar a memória coletiva e contribuir para o estudo, discussão e reflexão do pensamento geoestratégico, tendo em conta a sua potencialidade como fonte de informação para alunos e investigadores produzirem dissertações e teses de Mestrado e de Doutoramento, em áreas científicas tão diversas como a Defesa, a Economia, a Geografia, o Urbanismo, a Arquitetura e as Relações Internacionais.
O acervo documental do IEEI conta com cerca de 3.000 documentos sobre questões internacionais nas suas várias dimensões – política, militar, económica, social, cultural e da informação -, disponibilizado no Portal e-Cultura do CNC e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.
Nesta terceira fase do projeto, dar-se-á continuidade ao processo de investigação, indexação e publicação de 1.000 novos registos de acervo digital.