LISBOA ACOLHE O 2º SIMPÓSIO INTERNACIONAL URBAN SKETCHERS
Lisboa acolhe, de 21 a 23 de Julho, o 2º Simpósio Internacional Urban Sketchers. O Centro Nacional de Cultura será parceiro deste evento organizado pelo Urban Sketchers (associação sem fins lucrativos), que durante 3 dias, pretende incentivar o desenho de observação directa na rua.
O Simpósio consistirá numa série de workshops em vários espaços do centro histórico de Lisboa, e de conferências na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa (FABUL), situada no Chiado, um dos bairros míticos da capital e a curta distância de zonas graficamente apelativas como o Largo do Chiado, a Praça Luís de Camões e a Praça do Rossio, entre outros.
Os workshops serão coordenados por uma equipa de topo nacional e internacional, da qual fazem parte Eduardo Salavisa, José Louro, João Catarino, Pedro Cabral e Richard Câmara, autores do livro “Diários de Viagem em Lisboa”, publicado em Dezembro de 2010 pela Editora Quimera.
“Lisboa é uma cidade muito atractiva para os artistas” diz Eduardo Salavisa, um dos organizadores do Simpósio. “Devido à sua luminosidade, às suas colinas e vistas inesperadas para o rio Tejo, Lisboa torna-se uma cidade ideal para desenhar”.
Entre o painel internacional de conferencistas deste ano, estão instrutores e conferencistas como Frank Ching (Seatle), autor e professor; Ruth Rosengarten (Stamford), artista e historiadora; Asnee Tasna (Bangkok), artista; Norberto Dorantes (Buenos Aires); Nina Johansson (Stockholm); Marc Holmes (Montreal); Cathy Gatland (South Africa) e Melanie Reim (New York City).
“O nosso objectivo, com os Simpósios, é chamar a atenção para a arte do desenho urbano e dar aos participantes, que podem conhecer-se apenas online, um fórum onde possam conhecer-se pessoalmente e aprender uns com os outros no terreno”, diz o fundador dos Urban Sketchers, Gabriel Campanario, jornalista e ilustrador baseado em Seattle.
O Simpósio de Lisboa é o segundo evento anual que os Urban Sketchers organizam. O primeiro foi em Portland, Oregon, em Julho de 2010.
Matthew Brehm, instrutor no Simpósio de Portland, diz que partilhar desenhos online é uma forma efectiva de aprendizagem e de estabelecer contactos, mas é no encontro cara-a-cara que a verdadeira aprendizagem acontece de forma mais profunda. “O entusiasmo e bom ambiente de todos os que participaram nos workshops de Portland foram contagiantes”.
Tia Boon Sim, instrutora da Ásia, diz que o seu trabalho é uma resposta espontânea ao que a rodeia. “No último Simpósio, em Portland, entusiasmaram-me as pessoas que conheci, os lugares onde fui, os objectos que vi e as actividades que testemunhei. Foi uma experiência única e maravilhosa longe de minha casa. Com cada um, no seu modo artístico particular, mostrámos ao mundo como é desenhar directamente no lugar”.
Inscrições online estão abertas desde 28 de Março. Preço: 200,00€. Lugares limitados.
Contactos:
Gabriel Campanario: gabicampanario@gmail.com
Eduardo Salavisa: eduardosalavisa@gmail.com
Attendance questions and sponsorship opportunities:
symposium@urbansketchers.org
Symposium website: http://symposium.urbansketchers.org
Urban Sketchers site: http://www.urbansketchers.org