Notícias

PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO EM POLÍTICA CULTURAL 2011

A Fundação Europeia da Cultura, o Riksbankens Jubileumsfond e o ENCATC lançaram o anúncio de abertura das candidaturas para o Prémio de Investigação em Política Cultural 2011. Candidaturas até 30 de Maio 2011.

PRÉMIO DE INVESTIGAÇÃO EM POLÍTICA CULTURAL 2011
ANÚNCIO DE ABERTURA DAS CANDIDATURAS 
 


A Fundação Europeia da Cultura, o Riksbankens Jubileumsfond e o ENCATC lançaram o anúncio de abertura das candidaturas para o Prémio de Investigação em Política Cultural 2011. O vencedor do Prémio deste ano, no montante de  10.000 Euros, foi publicamente anunciado no dia 12 de Fevereiro de  2011 por ocasião da abertura da 19ª Conferência Anual do ENCATC “CultureForecast”, em  Helsinquia, Finlândia (12 a 14 de Outubro de  2011). 
 
O Prémio de Investigação em Política Cultural foi lançado em  2004 pela European Cultural Foundation (ECF) e o Riksbankens Jubileumsfond e desde  2008 é desenvolvido em parceria com o ENCATC , entidade responsável pela sua gestão. Através desta iniciativa, os parceiros do programa visam encorajar os investigadores na área da política cultural para que levem a cabo uma investigação aplicada comparativa e intercultural que possa fornecer elementos para a elaboração de políticas e simultaneamente beneficiar os profissionais que se dedicam a esta área. O Prémio destina-se a projectos de investigação que lancem luz sobre temas e desafios culturais europeus contemporâneos.
 
O juri, de grande prestígio internacional, integra as seguintes personalidades: Lluís Bonet – Presidente (Universidade de Barcelona, Espanha),  Milena Dragicevic Šešic (Universidade das Artes, Belgrado, Servia) Ritva Mitchell (Cupore, Finlandia), Jacques Bonniel (Universidade Lyon 2, França), Mikhail Gnedovsky (Instituto de Política Cultural, Russia), Therese Kaufmann (eipcp, Austria) e Eleonora Belfiore (Universidade de  Warwick, Reino Unido).
 
Os candidatos (que deverão ter um diploma de Master em ciências sociais, artes e humanidades ou investigação em política pública e que deverão ter até 35 anos de idade no momento das candidaturas) serão avaliados segundo as suas qualificações, a relevância do seu projecto de investigação para os as questões de política cultural e a sua visão quanto à forma como as orientações das políticas deverão ser implementadas.
 
O Prémio de Investigação em Politica Cultural representa uma oportunidade única para os jovens investigadores que procuram fazer uma ruptura no campo da investigação e contribuir para a produção de novos conhecimentos.  Para além de prover o apoio financeiro necessário à prossecução do projecto de investigação, o prémio também ajuda os jovens investigadores no que se refere a ganhar visibilidade e reconhecimento.
 
Para o ano de 2001 as candidaturas deverão ser entregues entre 16 de Fevereiro e 30 de Maio de 2011, através do preenchimento online do formulário de candidaturas no site do Prémio. Antes de se inscreverem, os candidatos deverão consultar o site a fim de obterem todas as informações úteis à preparação das suas candidaturas.
 
Os 6 finalistas, seleccionados de entre todos os concorrentes ao Prémio, serão também convidados a estar presentes no  Young Cultural Policy Researchers Forum (YCPR Forum). Fundado pela ECF, e desenvolvido em parceria com o ENCATC, o 5º  YCPR Forum (11 a 12 de  Outubro de  2011) decorrerá em paralelo com a Conferência Anual do  ENCATC em Helsinquia e dará aos jovens investigadores na área da cultura a oportunidade de se encontrarem pessoalmente e de discutirem temas, ideias e metodologias de interesse comum. 


Mais informações em:


Inscrições online no site do Prémio
http://www.encatc.org/pages/index.php?id=19
Elizabeth Darley, Research Policy Officer at ENCATC (e.darley@encatc.org)
 
O Prémio e o  Forum YCPR fazem parte de um programa conjunto de apoio aos investigadores em política cultural. Mais informações disponíveis em  http://www.eurocult.org/activities/advocacy

Subscreva a nossa newsletter