E ASSIM, LIÇÃO POR LIÇÃO
QUE A POUCO E POUCO APRENDEMOS
DE OUTROS, A OUTROS DAREMOS
QUE A MUITOS OUTROS DARÃO
Carlos Amado
A longa relação entre Lagoa Henriques e Carlos Amado, de Mestre / Discípulo que breve também seria Mestre, evoluiu, sedimentou-se e transformou-se em companheirismo inseparável em momentos significativos das suas vidas, enriquecido por uma partilha que em espiral atraia ao seu convívio outras pessoas artistas do teatro, da escrita, porta que se mantinha sempre aberta a quem viesse por bem, na liberdade do pensamento que flui numa criação espontânea, única e significativa.
Carlos Amado assumiu-se como discípulo de Mestre Lagoa Henriques mesmo para além da sua morte ocorrida em Fevereiro de 2009. E talvez o sentido dessa expressão, nos tivesse aproximado ao ter a Fundação LIGA decidido homenagear aquele Mestre. E num tempo curto mas intenso, conseguimos unir esforços com o Mestre Carlos Amado, juntar outros discípulos e amigos de uns e de outros e realizar a exposição ”Lagoa Henriques, um percurso de vida”, muito para além do que sonháramos mas que inesperadamente, viria a concretizar a última vontade de Carlos Amado de celebrar Lagoa Henriques e avivar a presença do Homem, do Artista, do Mestre e sobretudo do Amigo.
Quis Mestre Lagoa Henriques criar a oportunidade de nos aproximar do Mestre Carlos Amado e compreendermos afinal os que unia: “a disciplina do ver, a disciplina do ser” (no dizer de Gustav Malher, a transmissão do fogo, não a veneração das cinzas).
in http://www.fundacaoliga.pt