A paz internacional é a razão primeira que levou, no pós II Guerra Mundial, à fundação das Nações Unidas. As Nações Unidas têm como objetivo garantir que não voltaremos aos tempos das guerras interestatais, mas também proteger os cidadãos de graves violações dos direitos humanos, incluindo de genocídios como os do Ruanda, de Timor ou da Bósnia. Portugal tem contribuído para as missões de paz das Nações Unidas, longe das suas fronteiras, e esta deverá continuar a ser uma das suas prioridades estratégicas no futuro. O conceito de segurança humana, definido como a proteção dos indivíduos, dos seus direitos e das suas comunidades aparece como a orientação para a resolução dos conflitos.
Que lições tirar dos fracassos na Síria, no Afeganistão e da situação no Norte de Moçambique? Que cenários são os mais prováveis para o envolvimento de Portugal na resolução de conflitos? Como deve a estratégia portuguesa integrar o conceito de segurança humana e a norma da responsabilidade de proteger?
ORADORES CONVIDADOS
Ana Santos Pinto [Professora Universitária; Secretária de Estado da Defesa Nacional (2018-2019); Antiga Investigadora do IEEI]
Bruno Cardoso Reis [Professor Universitário; Subdiretor do Centro de Estudos Internacionais (ISCTE-IUL); Antigo Investigador do IEEI]
Fernando Jorge Cardoso [Professor Universitário; Coordenador de Estudos do IMVF; Antigo Investigador do IEEI]
MODERAÇÃO
Ana Gomes [Jurista e Política, Embaixadora de Portugal em Jacarta de 1999 a 2003]
Entrada livre, condicionada à lotação da sala.
CENTRO NACIONAL DE CULTURA | GALERIA FERNANDO PESSOA
Largo do Picadeiro, n.º 10, 1º . 1200-445 Lisboa
(porta do lado esquerdo da esplanada do Café No Chiado)
Mapa de localização | GPS: 38.709292,-9.14199
O Ciclo de Debates sobre o Conceito Estratégico da Defesa Nacional (CEDN), nascido do projeto de recuperação do acervo documental do Instituto de Estudos Estratégicos e Internacionais (IEEI), tem como objetivo recuperar os debates em torno dos diferentes CEDN e do papel do IEEI nestes debates como contributo para a revisão do Conceito anunciada pelo governo, que deverá orientar a política de segurança e defesa nacional, com o intuito de atualizar e trazer para a contemporaneidade o debate sobre o CEDN, bem como os artigos do Centro de Documentação do IEEI disponibilizados no portal e-Cultura do Centro Nacional de Cultura e no Portal das Instituições de Memória da Defesa Nacional.
É coorganizado pelo Centro Nacional de Cultura e Universidade Lusófona do Porto, e conta com o apoio do Ministério da Defesa Nacional.