Europa Nostra Destaque

Tocam os Sinos pela Paz e pelo Património

O Secretário-Geral das Nações Unidas apoia a iniciativa “Tocam os Sinos pela Paz e pelo Património”, promovida pela Europa Nostra, representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.

O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, saúda e apoia a iniciativa “Tocam os Sinos pela Paz e pelo Património”, que terá lugar esta terça-feira, dia 21 de setembro, às 11h00 (hora de Portugal Continental) em toda a cidade de Veneza e em locais de património em toda a Europa, promovida pela Europa Nostra e pelos seus parceiros. Esta iniciativa simbólica marca o Dia Internacional da Paz das Nações Unidas e o lançamento da Cimeira do Património Cultural Europeu 2021, organizada em Veneza pela Europa Nostra.

“Hoje, com a Praça de São Marcos e toda a Veneza como ponto de partida, os sinos de alguns dos locais mais notáveis do mundo ressoarão com orgulho em toda a Europa. Que maneira poderosa e significativa de marcar o Dia Internacional da Paz deste ano, que coincide com o início da Cimeira do Património Cultural Europeu em Veneza”, transmite o Secretário-Geral das Nações Unidas numa mensagem escrita que será lida antes do evento.
Há quarenta anos, o Dia Internacional da Paz foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Vinte anos antes, o dia 21 de setembro foi oficialmente estabelecido como um dia anual de não violência e cessar-fogo. A iniciativa “Tocam os Sinos pela Paz e pelo Património” enfatiza o papel central da manutenção da paz na salvaguarda do património cultural e vice-versa. É também um alerta para encontrar um futuro sustentável para Veneza e a sua Lagoa, e para outros locais históricos em perigo na Europa e mais além.

“Que o Toque dos Sinos pela Paz e pelo Património se torne hoje um apelo à ação! Precisamos disso agora, mais do que nunca, porque simplesmente estamos a ficar sem tempo. À medida que aprendemos a conviver com uma pandemia global e descobrimos novas evidências alarmantes dos efeitos devastadores das mudanças climáticas, cabe-nos a nós tomar medidas urgentes. Precisamos de “reconstruir melhor”, para que possamos alcançar um futuro mais justo e um mundo mais sustentável”, defendeu o Secretário-Geral das Nações Unidas.

“Deixemos os sinos tocarem pela Paz e pelo Património – em Veneza e em toda a Europa! Que o som destes sinos seja o som da esperança, o som da nossa união, o som da nossa solidariedade e o som da nossa vontade comum de construir um mundo mais pacífico e mais humano, colocando a cultura e o nosso património cultural comum onde eles certamente pertencem – no cerne do nosso esforço,” sublinhou António Guterres.

O Palácio Nacional de Mafra, que apresenta o maior conjunto de sinos do século XVIII do mundo, associou-se à iniciativa oferecendo um recital dos seus carrilhões. Em Portugal, também o Convento de Jesus, em Setúbal, a Igreja de São Pedro em Évora Monte, a Catedral e o Museu Diocesano de Santarém e a Igreja matriz de Alcáçovas tocarão os seus sinos neste dia às 11h00, juntando-se a locais como o de Hattusa, Património Mundial e capital do Império Hitita (na atual Turquia), onde o mais antigo tratado de paz conhecido no mundo foi escrito há mais de 3.000 anos , ou o Palácio da Paz em Haia (Holanda), um local icónico reconhecido por ser a personificação dos valores da paz e da justiça na Europa desde 1913 ou ainda a Câmara Municipal de Oslo (Noruega), sede da cerimónia anual do Prémio Nobel da Paz.

O evento “Tocam os Sinos pela Paz e pelo Património” será transmitido ao vivo entre as 10h50 e as 11h15 do Campanário da Basílica de São Marcos e de outros locais históricos em Veneza e em toda a Europa via live.europanostra.org.

A Cimeira do Património Cultural Europeu 2021 terá lugar esta semana (21 a 24 de setembro) na cidade de Veneza, Património Mundial. A Cimeira constituirá uma oportunidade para celebrar a excelência nas competências do património cultural e para realçar o seu valor para uma recuperação sustentável e inclusiva da Europa.

A Cimeira de Veneza é organizada pela Europa Nostra com o apoio da União Europeia, em colaboração com outros parceiros. A Cimeira realiza-se com o patrocínio do Parlamento Europeu, da Presidência Eslovena do Conselho da União Europeia e do Ministério da Cultura italiano.

A Cimeira irá mobilizar – presencialmente e online – representantes da comunidade do património mais vasta de toda a Europa e não só, incluindo organizações da sociedade civil, autoridades locais, regionais, nacionais e europeias, organizações internacionais, decisores políticos de todos os níveis, jovens profissionais do património e estudantes, bem como voluntários e entusiastas do património.

Devido às limitações impostas pela atual crise de saúde, a Cimeira de Veneza é organizada em formato híbrido, reunindo um número selecionado e limitado de partes interessadas no local, enquanto dá a oportunidade a um público mais amplo de se envolver virtualmente, pois os eventos principais serão transmitidos ao vivo via live.europanostra.org.

Os principais eventos da Cimeira que serão transmitidos ao vivo são:

:: Terça-feira, 21 de setembro

09h30 – 10h15
Conferência de imprensa
Tradução simultânea de italiano para inglês

10h50 – 11h15
“Tocam os Sinos pela Paz e pelo Património”

:: Quarta-feira, 22 de setembro

09h00 – 11h45 | 12h30 – 14h00
Debate “Veneza ameaçada e a sua Lagoa: como reconstruir melhor?”
Tradução simultânea em inglês, francês e italiano

17h30 – 20h
HIGH-QUALITY BAUKULTUR!! Um debate de alto nível sobre Baukultur
Tradução simultânea em inglês, francês e italiano

:: Quinta-feira, 23 de setembro

16h00 – 18h00
Cerimónia de Entrega dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra 2021
Tradução simultânea em inglês e italiano

:: Sexta-feira, 24 de setembro
08h30 – 12h15 | 13h15 – 15h30
Agora “Da Nova Bauhaus Europeia ao Novo Renascimento Europeu”
Série de debates sobre as questões mais actuais do património cultural na Europa
Tradução simultânea em inglês, francês e italiano

Saiba mais em www.europanostra.org/european-heritage-summit

Subscreva a nossa newsletter