Eduardo Lourenço, 85 anos – Congresso Internacional
O combate da nossa cultura consigo mesma […] é o nosso verdadeiro combate. E é de não nos vermos ou de não merecermos ver-nos que nasce a melancolia cultural autêntica. Ela existe mas não pode ser vencida com a miragem de alheios espelhos. É nosso assunto. Quando o resolvermos, o resto nos será dado por acréscimo.
Eduardo Lourenço
Homem de Cultura e da Cultura no sentido mais nobre e amplo que o termo pode recobrir, Eduardo Lourenço completou, em Maio de 2008, 85 anos de vida e 65 de labor filosófico e literário.
Tratou-se de uma excelente oportunidade para o homenagear, promovendo o aliciante desafio de convocar áreas tão diversificadas como a literatura, a filosofia, a hermenêutica ensaística, a história, as artes plásticas e performativas, a sociologia, a ciência política ou as ciências da comunicação, entre outras.
E isto porque, dado o seu estatuto absolutamente ímpar de hermeneuta cultural do nosso tempo, Eduardo Lourenço e a sua vasta obra participam de todo este múltiplo entrecruzamento de saberes. É que, partindo de uma concepção trágico-poética do mundo e da vida, o original, perturbante e sedutor ’olhar’ de Eduardo Lourenço não desiste de nos propor uma reflexão ética e utópica, num tempo de ‘caos vivido como se se tratasse de verdadeiro esplendor’.
Acresce que o autor de Tempo e Poesia escreveu sob diversos pseudónimos, colaborou com dezenas e dezenas de publicações nacionais e estrangeiras, participou em incontáveis congressos e colóquios, abordando as mais diversas (canónicas e/ou ‘marginais’) temáticas, constituindo hoje uma referência (e influência) imprescindível e constante na escrita de muitíssimos autores do século XX (e já XXI), quer em Portugal quer no estrangeiro onde, actualmente, a sua voz chega (e é traduzida) praticamente aos quatro cantos do mundo: Roménia, Estados Unidos da América, Brasil, Dinamarca, Argentina, França, Alemanha, Itália, Espanha, ou Bélgica.
Por iniciativa do Centro Nacional de Cultura, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, e contando com a organização e participação científicas de docentes e investigadores do Centro de Investigação de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, do Departamento de Língua e Cultura Portuguesas da Universidade Aberta, da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa da Universidade de Lisboa sedeado na Faculdade de Letras e do Instituto Europeu de Ciências da Cultura Padre Manuel Antunes, convocou-se um Congresso Internacional – Eduardo Lourenço, 85 anos – realizado em Lisboa, em 6 e 7 de Outubro de 2008.
Pretendeu-se assim dar voz àqueles que até agora têm investigado a obra de Eduardo Lourenço, mas também, convidar à prática da reflexão os muitos investigadores, jovens ou menos jovens, que se possam sentir interessados em aprofundar o universo lourenciano.
Toda a correspondência ou quaisquer tipo de questões podem ser remetidas à Comissão Executiva da Organização do Congresso Internacional Eduardo Lourenço, 85 anos, ao cuidado da Drª Teresa Tamen, Centro Nacional de Cultura, Rua António Maria Cardoso 68, 1049-101 Lisboa, tel. 21 346 67 22, e-mail: ttamen@cnc.pt ou crgomes@cnc.pt.