Leituras Encenadas
COMEDIA AULEGRAFIA
de Jorge Ferreira de Vasconcelos
Teatro Nacional D. Maria II . Salão Nobre
15 de Setembro . 19h00
O TNDM II apresenta, no dia 15 de Setembro, pelas 19h, Comédia Aulegrafia, de Jorge Ferreira de Vasconcelos. Inseridas na actividade Grandes textos, estas leituras encenadas têm como objectivo dar a conhecer textos de dramaturgia menos conhecidos e interpretados em Portugal. Silvina Pereira coordena a leitura desta comédia Quinhentista.
Em meados do século XVI, Jorge Ferreira de Vasconcelos, com esta sua Aulegrafia, oferece-nos, com fina agudeza, um retrato crítico da corte. O mundo transformou-se num lugar perigoso, absurdo e desconcertante, e as suas personagens respiram, nesse mundo áulico, ambição, intriga e mentira. O que impressiona nesta comédia quinhentista é a actualidade dos temas, desde o político até ao amoroso, bem como a visão expressa de que o tempo é de crise – “e crise implica mudança, alteração de paradigmas”. Nela se respira a experiência do engano e da decepção, a crise de valores, o mundo às avessas, que parece tudo fazer ruir.
Silvina Pereira
texto Jorge Ferreira de Vasconcelos
versão cénica e coordenação de leitura Silvina Pereira
com Alexandre Ferreira, Augusto Portela, Eduardo Frazão, Filipe Petronilho, Isabel Abreu, Isabel Fernandes, Júlio Martín, Maria Ana Filipe, Miguel Damião, Paulo Matos e Silvina Pereira
Entrada Livre