José-Augusto França é um historiador de Arte que soube sempre aliar a análise cuidada e aprofundada da criação cultural e artística ao contexto social e económico em que se insere. A leitura das suas obras é, assim, uma oportunidade rara de conhecimento, uma vez que relaciona a sociedade e a vida, vendo-se a história como um conjunto compreensivo, o que torna a sua apresentação apaixonante.
Não é possível estudar a reconstrução de Lisboa após o Grande Terramoto sem o contacto com a completa investigação realizada pelo Professor França sobre o tema, que é indubitavelmente a mais exaustiva e esclarecedora que se conhece sobre a matéria.
Quando o historiador foi solicitado a pronunciar-se sobre a classificação da «Lisboa Pombalina», em 1967, no âmbito da ação do Município de Lisboa, desde logo considerou a necessidade de compreender o movimento histórico que corresponde ao surgimento da moderna cidade de Lisboa reconstituída sob a orientação de Sebastião José da Carvalho e Melo e da sua esclarecida equipa. Daí a proposta de alargamento da zona a classificar, considerando a abertura da Avenida da Liberdade, nos anos oitenta do século XIX, quando se rompeu o espaço confinado do Passeio Público.
A noção de preservação dos bens culturais, do património, dos conjuntos urbanos e da memória é hoje considerada, na senda do entendimento pioneiro de José-Augusto França, num sentido amplo e integrado em nome da qualidade e da fidelidade histórica. Não sendo a cidade uma realidade isolada, uniforme ou momentânea, há que considerar ainda os núcleos que a complementam, como os de raiz rural, que contribuem para a definição da identidade da cidade.
No Centro Nacional de Cultura não esquecemos o contributo inestimável de José-Augusto França como nosso Presidente, quando a democracia portuguesa moderna deu os seus primeiros passos e como presença constante nos passeios de domingo, nos roteiros, nos debates e na ação constante em prol do património português no mundo. Aqui albergámos, graças à iniciativa do nosso Professor, os cursos de História da Arte da Universidade de Lisboa, o que nos enche de especial orgulho.
Recordamos, em podcast…
Centro Nacional de Cultura · José-Augusto França modera debate sobre Exposição do Mundo Português, 1990
Conferência/debate de 1990 sobre a Exposição do Mundo Português de 1940, na qual José-Augusto França fez uma apresentação do tema, com a participação dos escultores António Duarte e Lagoa Henriques, da historiadora Margarida Acciaiuoli e do arquiteto Egas José Vieira.