SER ARTISTA EM PORTUGAL é um projeto que visa promover um ciclo de conversas sobre arte em escolas com estudantes do terceiro ciclo, antes do momento da escolha das áreas de preferência, no secundário.
É uma organização do Centro Nacional de Cultura, com o apoio da revista Egoísta e com a parceria da Rede de Bibliotecas Escolares.
Os intervenientes/convidados destas conversas são artistas tão distintos como escritores, cineastas, músicos, artistas plásticos, bailarinos, coreógrafos, atores ou encenadores, que mostram o seu trabalho, falam do seu percurso, promovendo a ideia de que alguém que opte pela via artística tem um percurso possível que pode ser de sucesso.
Trata-se de um projeto que repete o nome do colóquio organizado em 1998 pelo Centro Nacional de Cultura, nas suas instalações, porque tem na raiz objetivos semelhantes: debater as condições a criar para que a sociedade possa usufruir da mais-valia que os artistas lhe podem trazer. O nosso pressuposto mantém-se: é não só dever da sociedade, mas também seu interesse, apoiar os seus artistas. Mantém-se também na atualidade uma tendência conservadora em muitos locais que consiste em dar prioridade à proteção do património relativamente à proteção da criação viva. É preciso, no entanto, não esquecer que os artistas de hoje são o património de amanhã. É por isso que este projeto pode ajudar a reconhecer na nossa política de educação e cultural o papel fundamental que desempenha a criação artística contemporânea como fator de coesão e de progresso.
É, portanto, com entusiasmo que continuamos em 2020 a organizar conferências em escolas (ou agrupamentos escolares) de cidades no interior do país onde o acesso e divulgação da arte e da cultura é mais raro. Elvas e Vila Boim, Monte Gordo e Castro Marim, Évora e Montemor-o-Novo, Felgueiras e Pinhel são alguns dos locais abrangidos em 2020 com este Ser Artista em Portugal.
As primeiras conversas aconteceram em 2018/2019 e tiveram lugar em Oliveira do Hospital, Bragança, Portalegre, Beja e Loulé em colaboração com as respetivas Bibliotecas Escolares, através da colaboração da Rede de Bibliotecas Escolares.
Organização
Parceria
Apoio