Partimos já no Sábado, dia 7 de Junho, sempre acompanhados pela Prof. Maria Calado, Vice-presidente do CNC, com destino ao Faial, onde visitaremos a cidade da Horta e restante ilha. É da Horta que destacaremos a oceanografia, partindo em barco para observação de cetáceos, para depois visitarmos o vulcão dos Capelinhos, o Cabouco, o vale dos Flamengos a Caldeira, etc…
Sediados no Faial a acompanhados pelo Prof. Eduardo Dias, não deixaremos de dedicar um dia para visitar a emblemática ilha do Pico com a sua zona Vinhateira e envolvente. Madalena, Lages do Pico, as “adegas”, integram o nosso itinerário com dedicatória especial à vegetação e espécies endémicas.
Na Terça-feira, dia 10 de Junho, voaremos com destino à ilha Terceira, onde, claro, dedicaremos especial atenção ao património UNESCO em Angra do Heroísmo e a Vitorino Nemésio acompanhados pelo Prof. António Machado Pires, neste ano em que se assinalaram os 30 anos da sua morte, em Praia da Vitória. Visitaremos a ilha e faremos alguns pequenos trilhos. As Fajãs, a Caldeira Guilherme Moniz, o Algar do Carvão, Biscoitos, o Parque da Serreta, são alguns dos pontos de passagem…
Finalmente, na Quinta-feira, 12 de Junho, rumaremos até São Miguel onde destacaremos o centro histórico de Ponta Delgada, evocando Antero de Quental com o Prof. Guilherme d’Oliveira Martins. Iremos conhecer a ilha com destaque para detalhes ligados à vulcanologia. As Sete Cidades, Lagoa do Fogo, e o jardim botânico Terra Nostra fazem parte deste passeio. Serão locais de referência a Caloura, Água de Pau, Vila Franca do Campo, Furnas, Ribeira Grande. Na Fajã de Baixo, será Natália Correia a ser evocada.
O regresso a Lisboa está marcado para o final de Sábado, dia 14 de Junho.
Estão fechadas as inscrições.
Para mais informações, não hesite em contactar por telefone o Centro Nacional de Cultura, para o 213466722, ou por mail para hserra@cnc.pt, Helena Serra.