No âmbito das comemorações do 100º aniversário de Yehudi Menuhin e do 20º aniversário do MUS-E Portugal, a Associação Yehudi Menuhin Portugal, em colaboração com o Centro Nacional de Cultura, está a organizar um ciclo de três conferências.
A 1ª Conferência foi dedicada à vida e obra do violinista e maestro Yehudi Menuhin (1916-1999), um dos maiores intérpretes musicais do século XX e um humanista excecional.
A 2ª Conferência realizar-se-á no dia 29 de Fevereiro às 18h30, no Centro Nacional de Cultura (Galeria Fernando Pessoa). Versará o Projeto MUS-E na sua vertente internacional.
Em 1991, Yehudi Menuhin fundou a International Yehudi Menuhin Foundation, com o objetivo de coordenar e desenvolver projetos artísticos e culturais “para dar voz aos que não têm voz”. Nesse sentido e valorizando a importância das expressões artísticas no desenvolvimento das crianças, concebeu em 1993 um projeto com finalidades artísticas, pedagógicas e sociais: o Projeto MUS-E. Este Projeto desenvolve-se atualmente em 11 países, entre os quais Portugal.
Serão oradores da 2ª Conferência Guilherme d’Oliveira Martins (Presidente da Direção da AYMP), Isabel Bezelga (membro da Direção da AYMP), Enrique Barón Crespo (Presidente da Fundación Yehudi Menuhin España) e Marianne Poncelet (membro da Direção da International Yehudi Menuhin Foundation).
A 3ª Conferência, a realizar em Abril, será centrada no Projeto MUS-E Portugal, enquanto projeto de educação artística generalista.